Alguns dos seus maiores problemas com dor nas costas e produtividade estão relacionados à ergonomia. Entenda o que é uma mesa com regulagem de altura e como ela pode melhorar sua vida no escritório ou no home office.

Você sentiu dor nas costas ou pescoço ou pulsos enquanto trabalhava no computador?

Você já sentiu como se tivesse o foco de um peixe dourado enquanto trabalhava?

Você parou suas atividades muitas vezes(!!!) durante o dia para fazer uma caminhada rápida, fumar, comer algo ou simplesmente porque você estava precisando?

Sim? Boas notícias! A culpa não é toda sua!

Um pequeno spoiler, a resposta disso pode ter 3 palavras: altura mesa escritório. Este post tem uma boa solução para você. Entenda melhor como uma mesa com variação de altura pode melhorar o jeito que você trabalha e, assim, diminuir suas dores e aumentar seu foco.

Você encontrará aqui:

  • O que é uma mesa com regulagem de altura
  • Por que ter uma mesa regulável
  • 3 principais razões usar uma mesa com regulagem de altura
  • Para quem a mesa regulável é uma boa ideia
  • 5 perfis que poderiam trabalhar em pé
  • Como funciona o mecanismo de regulagem de altura
  • O que você precisa saber sobre o mecanismo de regulagem
  • Por que nós acreditamos em mesas ajustáveis

O que é uma mesa com regulagem de altura

A mesa com ajuste de altura é uma mesa ergonômica que permite usar sua estação de trabalho de acordo com sua própria altura. Pode ser usada tanto em posição sentada como em pé, graças a um dispositivo de ajuste manual ou eletrônico que move a base da mesa de escritório para cima e para baixo.

Uma mesa ajustável serve para escritórios, home offices e espaços de coworking. É um grande recurso na perspectiva de ergonomia, já que estar mais confortável aumenta significativamente sua produtividade.

Mesa com regulagem de altura

Por que ter uma mesa regulável

De acordo com uma pesquisa do Ibope Conecta, os brasileiros usam o computador em casa por 5 horas e 30 minutos todos os dias, além das horas no trabalho.
É por isso que se torna mais relevante ter em mente da maneira como você se senta na frente do seu computador. Seja em casa ou no trabalho, você vai passar uma grande parcela do seu dia em uma mesa.

Trata-se de ergonomia, ou seja, a ciência que guia a saúde no trabalho, aqui você pode ser mais sobre isto.

“Muitas pessoas sofrem porque suas condições no trabalho e na casa são incompatíveis com suas necessidades, habilidades e limitações. Esta situação afeta sua segurança e bem-estar, bem como, a de organizações e sociedades “
Associação Ergonômica Internacional, tradução livre de http://www.iea.cc/whats/value.html

A matéria a seguir explica mais sobre mesas com regulagem de altura e cita o exemplo real de uma empresa que conseguiu 46% a mais de produtividade, usando adaptando a altura de mesas de escritório para o trabalho sentado e em pé:

Existem 3 principais razões para usar uma mesa com regulagem de altura

# 1 Ajustar a sua mesa a você, não o contrário: é como dirigir um carro sem mudar a posição do assento e dos espelhos. O carro é preparado para se ajustar a você. Por que sua mesa não é? Você gasta muito mais tempo nela.

Se você prestar atenção enquanto está sentado em sua mesa, você provavelmente notará que está dobrando para um lado, seu pescoço estará curvado, seus pulsos apenas estarão sem algum apoio.

Normalmente, você vai para a sua mesa e coloca as suas coisas lá e começa a trabalhar. Seu corpo se ajustou ao seu ambiente, quando o ponto principal de uma mesa é o suporte ao seu trabalho.

Toda pessoa tem uma altura diferente, mas o que é mais único ainda é com proporção do corpo: o tamanho do troncos e membros. É por isso que você precisa de uma mesa ergonômica para você. Só você.

É importante mencionar que isto pode ser muito útil se a mesa for compartilhada, assim uma mesma mesa de escritório pode ser única para várias pessoas.

Mesa com regulagem de altura

#2 Cuidar do seu corpo durante uma das atividades mais freqüentes na sua rotina: se você trabalha usando o computador, você passa uma média de 8 horas por dias na sua mesa de escritório.

Manter o corpo saudável não é só fazer atividades física com frequência, mas também cuidar do seu corpo sempre. Especialmente em situações mais recorrentes, como o trabalho.

Considerando a frequência e as longas horas, faz muito sentido que você precise se sentir confortável com a altura de mesa de escritório. Variar entre ficar em pé e sentado aumenta este conforto, pois você pode mudar de posição sem precisar entortar o corpo ou sentar escorregando da cadeira.

Essas muitas horas diárias de má postura têm um preço alto na sua saúde. Não seja negligente com seu corpo.

Por outro lado, para a empresa é crucial ter funcionários saudáveis e produtivos para estar sempre crescendo. Ergonomia tem, sem dúvidas, um grande ROI para empresas, veja aqui porque investir nela.

ambiente ergonomico com mesa com regulagem de altura

# 3 Alternar entre ficar de pé e sentado no trabalho torna você mais saudável e produtivo: mudar de posição de maneira consciente ajuda o corpo a ficar confortável, portanto mantendo-se em uma posição mais ergonômica.

A explicação é simples: corpo desconfortável = mente distraída, então uma boa postura te ajuda naturalmente a estar mais disposto para as suas atividades.

Trabalhar em pé é uma solução simples para mudar de posição sem mudar de atividade, o que funciona como uma dose extra de disposição para estudar ou trabalhar.

O estudo do Órgão de Saúde Pública da Inglaterra sugere trabalhar pelo menos 2 horas em pé por dia, o que traz grandes benefícios para a sua saúde. Segundo o blog de saúde de Harvard, trabalhar algumas horas em pé ajuda a prevenir as seguintes doenças:

  • obesidade
  • diabetes
  • doenças cardiovasculares
  • câncer (especialmente de útero ou mama)
  • morte prematura

Trabalhar em pé também ajuda a emagrecer. Leia mais aqui.

pessoas felizes apertando as maos por terem comprado mesas com regulagem de altura

mesa com regulagem de altura

Como funciona o mecanismo de regulagem de altura

A regulagem da altura acontece graças à variação do comprimento dos pés, ou seja, quanto mais longos os pés da mesa, mais alto estará a base da mesa de escritório.
Para que isto acontece há 2 principais engrenagens, a manual e a automática:

Manual

A mesa com regulagem de altura manual depende de uma manivela, assim a medida o giro é feito o tampo da mesa sobe e desce.

A principal vantagem deste modelo costuma ser o preço, normalmente ele é mais barato que a automatizada e, ainda sim, permite mais flexibilidade.

mesa com regulagem de altura manual

Automatizada

A mesa com regulagem de altura automatiza permite que a alteração aconteça com clique de botões. A vantagem é óbvia: a facilidade.

mesa de altura regulável automatizada

Botões para regulagem de altura

Há mesas com uma mini tela para que você possa ver, em centímetros, altura da mesa, o que é útil se você calculou o ideal para seu corpo. Também é possível salvar algumas alturas preferidas

interface de mesa com regulagem de altura automatizada

Equipamento de regulagem de altura com tela

O que você precisa saber sobre o mecanismo de regulagem

Aqui está uma lista de quesitos para avaliar quando você for comprar a sua mesa regulável. Para cada tópico, há algumas sugestões de perguntas a serem feitas para o fabricante ou distribuidor:

  • Variação de altura: qual é a altura mínima e máxima da mesa?
  • Rapidez de movimento: quanto tempo demora para mover a mesa?
  • Força: é preciso desocupar a mesa para movê-la? quantos quilos o mecanismo consegue movimentar?
  • Ruído: você atrapalha o ambiente se mover a sua mesa?
  • Facilidade de uso: você evitará usar o mecanismo devido à dificuldade?
  • Durabilidade: com que frequência eu preciso renovar o mecanismo de regulagem de altura?
  • Voltagem: a sua mesa com regulagem automatizada é 110v ou 220v?

Para quem a mesa regulável é uma boa ideia

As stand up desks, termo em inglês para mesas com altura ajustável, são muito úteis para pessoas que passam muitas horas sentadas ao longo do dia.

Pensando em perfis mais específicos, elas são extremamente valiosas para pessoas muito altas ou muito baixas, já que permitem customização.

Elas reduzem muitos custos em empresas com alto volume de funcionários, já que a mesma mesa pode se adequar aos mais diferentes perfis de pessoas. Assim, a empresa economiza em adaptar os móveis e até mesmo em fisioterapia profissionais para cuidar
de saúde por questões de ergonomia.

Ambientes que querem inovar e estar a frente. Ter uma mesa com uma pequena tela de led e pode ajustar a altura da mesa é sinal de cuidado e dedicação, além de deixar o ambiente muito mais moderno. É contraditório falar de inovação e ter um escritório dos anos 80.

Para quem trabalha em home office, ter uma mesa com altura regulável facilita em deixar o espaço mais versátil e ajuda na produtividade, o que costuma ser um grande desafio para quem trabalha em casa. Vale adicionar também que um dos principais valores do home office é se sentir confortável no seu ambiente de trabalho, o que está muito alinhado com uma mesa ergonômica.

5 perfis que poderiam trabalhar em pé

Aqui está um infográfico com ideias diferentes de quem pode se beneficiar de trabalhar em pé, variando a altura de mesa de escritório:

infográfico com profissionais que se beneficiam de mesa com regulagem de altura

Por que nós acreditamos em mesas ajustáveis

Vamos te dar exemplos reais de pessoas que usaram estas mesas.

Nós da SlikDesk usamos mesas com regulagem de altura no exterior e sentimos falta quando voltamos para o Brasil. Um dos nossos sócios trabalhou no headquarter mundial da Electrolux na Suécia e outro, na sede da Husqvarna na Polônia.

Para nosso sócio que usou uma mesa com regulagem de altura automatizada na Polônia, fez toda a diferença por finalmente “caber” na sua mesa, já que ele tem mais de 1,90m. Ele estava acostumado a bater as pernas no tampo da mesa ou ficar desconfortável ou esperar um longo período para ter uma mesa proporcional ao seu tamanho. Conforto foi a principal razão para ele.

Já para nosso sócio que usou uma mesa com regulagem de altura automatizada na Suécia, a grande facilidade foi alternar trabalhar em pé e sentado. Ele sentiu que estar em pé fez muita diferença quando ele precisava focar em algum projeto importante e que exigia muita concentração. Também foi útil para pequenas reuniões com colegas de trabalho, em que ele mostrar informações na tela do computador. As stand up meetings tendem a ser mais rápidas. Produtividade fez toda a diferença para ele.

Parece tão óbvio que a altura de uma mesa de escritório pudesse se ajustar a cada pessoa e que trabalhar em pé também fosse uma opção, porém não foi fácil achar algo assim no Brasil.
Então eles começaram a buscar soluções similares aqui, já que importar era caríssimo.

E este é o principal ponto de empreendedorismo:
encontre um problema> fique obcecado com ele> encontre uma solução para resolvê-lo> compartilhe com mais pessoas

 

Resumindo, mesas reguláveis permitem que cada pessoa customize a sua própria estação de trabalho e tenha, portanto, um ambiente mais agradável.

A grande vantagem das mesas com regulagem de altura é a possibilidade de trabalhar sentado & em pé, o que traz grandes benefícios para a sua saúde e produtividade.

Ao escolher a sua mesa regulável, é importante saber como a mesa se movimenta, qual é seu mecanismo e detalhes técnicos, como voltagem e peso aguentado pela mesa.

Uma ampla gama de perfis podem se beneficiar destas mesas de escritório. É uma questão de mudança de hábito e, consequentemente, melhora de desempenho.