A forma como nos comportamos diz muito sobre o que estamos sentindo. Fato que nos mostra a importância da linguagem corporal no trabalho remoto.

Em especial no ambiente virtual, onde pode-se ter muito menos vias para transmitir uma postura.

Portanto, o que temos deve ser aproveitado. Pode-se dizer que uma opinião sobre você no trabalho é formada a partir do primeiro contato visual.

Então, mesmo que você esteja em uma vídeo chamada pelo celular, é importante demonstrar atenção, estar animado e manter uma boa postura.

No post de hoje, vamos te mostrar como.

 

O que é linguagem corporal?

Segundo uma matéria da equipe do Psicanálise Clínica, formada por psicanalistas e psicólogos, a linguagem corporal é a forma mais importante de comunicação não verbal.

Expressões faciais, gestos e posturas revelam nossos sentimentos, seja de maneira inconsciente ou consciente.

A maioria das pessoas não percebe isso, mas a linguagem corporal está agindo o tempo todo.

Até mesmo o estado emocional e as intenções de uma pessoa podem ser “lidos” através da linguagem corporal dela.

Colocar a mão na nuca, cruzar os braços ou ficar mais recostado na cadeira são todos sinais que demonstram significados diferentes, por exemplo.

 

A linguagem corporal no trabalho

No ambiente corporativo, a expressão corporal e a facial podem influenciar outras pessoas de várias formas.

Elas podem criar opiniões, impressões e percepções sobre você. É possível, inclusive, que elas se aproximem ou se afastem, dependendo de como você se posiciona.

Com a nova realidade do mercado de trabalho levando cada vez mais profissionais para o home office, a linguagem corporal pode ser ainda mais importante.

 

Trabalho remoto e home office: a nova realidade do mercado de trabalho

Mesmo após a pandemia, diversas empresas optaram por manter seus colaboradores em trabalho remoto, já que esse modelo de trabalho apresenta inúmeras vantagens.

Além disso, há também quem saiu do seu antigo emprego e abriu seu próprio negócio, começou um projeto ou até mesmo um trabalho freelancer.

Seja como for, é fato que existem muitas pessoas trabalhando em casa atualmente.

Mas qual a relevância da linguagem corporal nesse ambiente?

 

A importância da linguagem corporal no trabalho remoto

Quando você está se comunicando pessoalmente com alguém, tem muito mais artifícios para transmitir uma ideia, uma sensação ou intenção.

No trabalho remoto, porém, o que as pessoas vêem de nós é muito mais limitado.

Normalmente, elas só verão você em vídeo chamadas, e somente do abdômen para cima.

Além disso, devido à latência da internet, é possível que o sinal chegue ligeiramente atrasado, interferindo na fluidez das emoções transmitidas.

Então, cada decisão consciente sobre sua linguagem corporal deve ser aproveitada para transmitir a comunicação correta que você quer passar.

 

Reuniões online

Seja com clientes, líderes ou com a equipe, certamente você já fez ou fará reuniões online.

Esses são, muitas vezes, momentos de tomada de decisões, ou que influenciam elas posteriormente.

Como você não pode oferecer um firme aperto de mão às outras pessoas, o ideal é trabalhar sua postura e expressão facial.

 

Mantendo uma boa postura

Dependendo da sua postura durante a chamada, as pessoas poderão perceber se você está se sentindo desanimado e desinteressado, ou se está motivado e com postura de vencedor.

Uma das melhores dicas é fazer suas reuniões de trabalho em pé. 

A psicóloga social e professora da Universidade de Harvard, Amy Cuddy, explica que a nossa linguagem corporal modela quem somos.

Ao ficar com os ombros caídos, encolhidos, mãos escondidas ou se sentar relaxado demais, estamos demonstrando uma posição de insegurança, derrota, desânimo ou desinteresse.

Ficando em pé, com o peito levantado, queixo levemente erguido e as mãos ao lado do corpo, a posição já transmite mais segurança, neutralidade e atenção.

Ela também fala da posição de poder, que é quando você enche o peito e coloca as duas mãos na cintura, levantando o queixo.

Nesse momento, algumas reações químicas acontecem no seu corpo, aumentando os níveis de testosterona (as mulheres também possuem esse hormônio) e diminuindo o cortisol.

Como resultado, você se sente mais confiante, preparado e empoderado.

É claro que você não vai ficar em frente à câmera nessa pose, mas pode fazer esse exercício logo antes da chamada.

Durante a reunião online, tente deixar as mãos à vista, sem colocar uma na frente da outra. Mantenha as costas eretas e o queixo alinhado com a tela.

Ficar em pé durante a chamada demonstra que você tem o controle sobre o que está falando, domínio da situação e segurança sobre as informações que está transmitindo.

 

Expressões, sorrisos e gestos

Gestos e expressões faciais dizem tanto sobre você quanto suas mãos e o restante do corpo.

De acordo com o vídeo abaixo, existem 7 expressões faciais reconhecidas mundialmente e que são fáceis de identificar: felicidade, tristeza, surpresa, medo, nojo, raiva e desprezo.

Dependendo da expressão, você pode transmitir ideias e sensações a quem está te observando.

Microexpressões Faciais | LINGUAGEM CORPORAL

 

O cuidado com o olhar

Manter o olhar na tela, com os olhos bem abertos, demonstra que você está prestando atenção e interessado.

Desviar o olhar da tela/câmera é um gesto percebido por todos. Tente olhar sempre para a mesma tela onde está a sua câmera.

Além disso, tome cuidado para não revirar os olhos, pois é um reflexo que pode acontecer devido a você estar “sozinho” fisicamente, esquecendo-se de que está sendo assistido.

 

Tendo uma comunicação mais clara

Existem inúmeras formas de melhorar a postura e as expressões faciais.

Para começar, você pode adquirir uma mesa para trabalhar em pé, preferencialmente uma mesa com regulagem de altura, que permite ficar tanto sentado quanto em pé.

Dê atenção especial às já mencionadas expressões faciais. Assista o vídeo mencionado acima e mantenha-se atualizado sobre linguagem corporal, pois é fundamental prestar atenção à linguagem corporal no trabalho remoto durante o dia a dia.

Afinal, é no ambiente de trabalho que você quer passar sempre a melhor impressão.