Um setup realmente eficiente e capaz de estimular a produtividade não pode abrir mão do visual clean, com tudo em ordem. Para tanto, saber como organizar cabos é uma tarefa imprescindível.
Afinal, os fios elétricos costumam ser considerados grandes vilões dos escritórios e estações de trabalho que contam com diferentes aparelhos eletrônicos.
Em geral, isso acontece porque, de fato, é muito comum ter dificuldade para esconder o cabo de energia do monitor, do notebook, modem, roteador, impressora e da CPU, por exemplo.
Até porque, muitas vezes, é preciso usar mais de uma tomada e aí, a bagunça está garantida!
É um fio passando pelo outro, se emaranhando, dando nó… um verdadeiro caos!
Por isso, se você quer saber como evitar essa desorganização, confira as dicas que separamos para te ajudar com os cabos elétricos!
1. Saiba para que serve cada cabo
A primeira coisa a ser feita ao pensar em organizar os fios é identificar cada um deles. Então, comece descobrindo as ligações que eles fazem, de onde partem e onde precisam chegar.
Feito isso, determine a posição de cada equipamento na sua mesa e verifique todos os cabos que precisam estar conectados. Em seguida, descarte aqueles que não estão sendo usados e use etiquetas para nomear todos os fios em uso.
Faça o trabalho a partir do zero, ou seja, desconecte e conecte novamente cada um deles, a fim de desfazer emaranhados.
2. Substitua fiações desencapadas
Outro aspecto que merece muita atenção, para além da organização, é o cuidado com os fios velhos e desencapados.
Se não estiverem devidamente isolados, com conduítes e canaletas, por exemplo, sua segurança pode estar em risco!
Por isso, substitua os cabos que estiverem com a fiação exposta, cortados, ressecados e etc. Além disso, observe se os conectores, localizados nas extremidades de cada cabo, estão em boas condições.
3. Reduza o comprimento dos cabos
Mais uma dica super útil na organização de fios e cabos é fazer o possível para reduzi-los.
Em alguns casos, eles podem ser cortados — porém, tenha cuidado, não saia fazendo isso sem conhecimento — e quando não puderem, a substituição é uma boa alternativa.
Contudo, ainda existe a possibilidade de usar um encurtador em formato de osso. O acessório enrola o cabo no meio, travando as suas extremidades e diminuindo seu comprimento.
Fios mais curtos são mais fáceis de serem escondidos e não precisam ficar soltos, dobrados ou enrolados.
4. Use abraçadeiras
Quando pensamos em como organizar cabos e fios, também não podemos deixar de lado as ideias mais óbvias.
Nesse sentido, as abraçadeiras de nylon costumam ser uma das primeiras opções que vêm à mente. De tal modo, adotá-las pode dar super certo! Afinal, elas têm a função de reunir os fios e não cobri-los, deixando-os à vista.
Vale ressaltar, no entanto, que é importante cortar todas as abraçadeiras e recolocá-las sempre que houver a necessidade de adicionar ou substituir algum cabo.
5. Posicione os móveis estrategicamente
Se além de organizar, a intenção for esconder os fios, você pode usar os móveis a seu favor!
Para tanto, basta passá-los por trás ou por baixo da mesa e usar grampos ou fitas adesivas que consigam fixá-los, a fim de que não saiam do lugar.
Fazendo isso, os cabos acabam ocupando espaços menos aparentes, reduzindo consideravelmente sua visualização e, consequentemente, passando uma impressão de mais organização.
Leia também:
Como montar um home office com os melhores móveis?
Como melhorar a produtividade da equipe com ergonomia?
6. Caixas também podem ajudar
Outra opção muito válida na hora de organizar e esconder cabos é usar cestos ou caixas, evitando que eles fiquem expostos embaixo da mesa ou sobre a prateleira, por exemplo.
A melhor parte dessa ideia é que você mesmo pode confeccionar sua própria “estação de carregamento”, pois o processo é simples.
Imagine que você quer organizar os fios de um carregador de celular e de um fone de ouvido.
A partir daí, basta fazer dois furos (pois são dois dispositivos) em uma caixa de sapato e dentro dela colocar um filtro de linha pequeno, com os aparelhos conectados.
Assim, quando você precisar carregar o celular ou o fone de ouvido, é só puxar o fio para fora da caixa e guardá-lo novamente quando terminar.
7. Adote os fios como elementos decorativos
Nossa sétima dica tem a ver com o uso dos fios na decoração do seu ambiente setup.
Caso não se incomode, você pode usar a criatividade e incorporar os cabos elétricos aos outros itens do seu espaço.
Uma boa ideia é fixá-los na parede, criando formas geométricas, desenhos e outras figuras.
Evidenciar a presença dos elementos e não se esforçar para escondê-los pode ajudar a ter um local autêntico. Porém, cuidado para não confundir um conceito artístico com bagunça e desordem, hein!
Soluções Slikdesk | O melhor, por último!
E aí, acha que já viu tudo sobre como organizar cabos? Pois é aí que você se engana, pois guardamos as melhores soluções para o final!
Obviamente, adotar algumas das dicas que vimos até aqui pode favorecer imensamente a organização do seu setup.
Todavia, os dois acessórios que apresentaremos a seguir, com certeza, são indispensáveis a qualquer estação de trabalho com mais de um dispositivo eletrônico.
Acompanhe:
1. Calha Organizadora de Cabos
A Calha Organizadora de Cabos da Slikdesk é perfeita para garantir a segurança e a organização do seu setup.
O organizador de fios é flexível, tem design moderno, pode ser desmontado e é fácil de instalar — já que a montagem é feita com parafusos — e gerenciar os fios.
Podendo ficar embaixo ou escondida no fundo da mesa, por exemplo, a calha é uma boa opção para quem não gosta de cabos espalhados pelo chão ou pendurados sobre os móveis.
Além disso, ainda é possível posicionar extensões e filtros de linha na calha, permitindo que seu espaço de trabalho fique mais livre, evitando acidentes e o visual desorganizado.
2. Vértebra para Gerenciamento de Cabos
Por fim, agora sim, a última dica para quem quer saber como organizar cabos de forma prática e ter um setup mais limpo e eficiente é a Vértebra para Gerenciamento de Cabos.
O acessório conta com 34 vértebras removíveis que permitem flexionar e curvar a coluna conforme a altura da mesa e a sua necessidade. Outra grande vantagem é que a base do dispositivo é de ferro, conferindo maior estabilidade à peça.
Adotando a coluna, você mantém o ambiente livre de cabos e garante uma aparência moderna, elegante, funcional e organizada.
Além disso, a vértebra direciona os fios do chão até a mesa (independente da altura), protegendo-os e prolongando a vida útil dos equipamentos.
Vale a pena ressaltar, que a coluna é personalizável, sendo possível adicionar ou remover vértebras de acordo com a sua demanda.
Resumidamente, a coluna para gerenciamento de cabos é tudo o que seu setup precisa para ganhar eficiência e sofisticação!
Gostou das nossas dicas? Então confira todos os detalhes sobre os acessórios da Slikdesk!