Com o regime de trabalho home office cada vez mais em alta, montar um setup que estimule a produtividade e preserve a saúde é imprescindível! Dessa maneira, que tal aprender a fazer o tampo de mesa ideal para as suas necessidades?

Seja você produtor de conteúdo, designer, gamer ou desenvolvedor, por exemplo, garantir um espaço adequado para dispor seus equipamentos e proporcionar as condições ergonômicas que seu corpo demanda é fundamental.

Portanto, acompanhe este post na íntegra e veja o passo a passo para produzir, você mesmo, seu próprio tampo, usando os materiais e as ferramentas corretas.

Confira!

1º Passo: Escolha o material ideal para o tampo de mesa

Para começar, a primeira coisa que deve ser feita é escolher o material que será usado na produção do tampo de mesa.

Devido à alta resistência, durabilidade, excelente aparência e custo-benefício, a madeira maciça se destaca como a principal matéria-prima de diferentes tipos de móveis.

No caso dos tampos de mesa, costuma ser empregado o MDF compensado, pinus e o jequitibá. Além disso, também são adotados, em alguns casos, madeira de demolição e filetes de roxinho e freijó para personalizar o móvel.

Em geral, a madeira é um material que valoriza a decoração de qualquer tipo de ambiente, se adequando muito bem a todos os estilos.

Outra grande vantagem dos elementos amadeirados é a facilidade de combiná-los com diferentes cores e objetos. Afinal, a madeira é versátil, transmitindo elegância e sofisticação e, ao mesmo tempo, simplicidade e originalidade.

2º Passo: Dimensione corretamente o tampo

Depois de escolher o material certo para o seu tampo de mesa, é hora de descobrir quais devem ser as medidas da estrutura.

Para tanto, é indispensável realizar um estudo do ambiente, identificar qual a sua dinâmica de trabalho, circulação e dispositivos que vão ficar sobre a mesa.

Assim sendo, comece se perguntando “como o móvel será usado?” e “qual o espaço disponível no escritório?”. A partir daí, será possível obter as dimensões adequadas.

Uma boa dica aqui, é considerar a largura necessária para os corredores de passagem, o que pode ser feito seguindo algumas regras básicas:

  • 80 cm para pouca circulação;
  • 120 cm para média circulação;
  • 150 cm ou mais para tráfego constante.

Sabendo disso, dimensionar o tampo fica mais fácil, pois basta analisar as medidas do escritório e reservar o espaço necessário para a passagem.

Também é importante ter em mente que o cômodo deve ter pelo menos 6 m² de área, embora tudo possa variar conforme a sua necessidade.

Dessa maneira, podemos dizer que as dimensões mínimas de um tampo considerado confortável são 120 cm de largura por 250 cm de comprimento.

 


Leia também:

Layout de Escritório: 6 dicas para melhorar a eficiência! 

Cantinho gamer: como montar o seu com tudo que você precisa 


3º Passo: Prepare a madeira para construir o tampo de mesa

Agora sim, chegou o momento da parte prática. Vamos lá?

O recomendado é adquirir em uma madeireira as tábuas de madeira que serão usadas para produzir o tampo de mesa.

Portanto, procure adquirir 3 peças com 30 cm de largura cada e com o comprimento que julgar necessário.

Feito isso, é hora de desengrossar as tábuas compradas usando uma plaina desengrossadeira.

Depois, use um paquímetro ou uma régua para medir a espessura da madeira (2,50 cm é uma boa medida), a fim de garantir que as três tábuas tenham exatamente as mesmas dimensões e se unam perfeitamente.

Para ajustar o corte, você deve usar um lápis para traçar um linha reta ao longo das tábuas, a qual servirá como referência. 

Por último, é recomendado recorrer a uma plaina manual para ter maior precisão nos acabamentos laterais das tábuas e finalizar esta etapa com o processo de lixamento.

4º Passo: Monte e finalize o tampo 

Na reta final, com as tábuas devidamente alinhadas e lixadas, você vai colocar as cavilhas, sendo preciso furar as laterais das madeiras e encaixar as peças.

Porém, caso não tenha tanta prática, é recomendado usar um gabarito e fazer alguns furos transversais na parte de baixo do tampo

Depois disso, é só passar a cola de madeira nas laterais, alinhando as superfícies e usar parafusos para unir as 3 tábuas.

Assim que todas as peças estiverem devidamente encaixadas, é preciso recorrer aos grampos de pressão para assegurar que nenhuma tábua irá deslizar e sair da posição correta.

O tempo mínimo para secagem da cola é de 3 a 4 horas. No entanto, o ideal é aguardar 8 horas.

Ao final desse período, os grampos podem ser removidos e o selador deve ser aplicado nas juntas das tábuas, visando reforçar a união das peças e oferecer maior estabilidade ao conjunto.

Na sequência, o tampo precisa ser lixado mais uma vez, removendo o excesso de selador e tornando a superfície lisa e uniforme.

Caso queira personalizar a estrutura, arredondando as bordas ou ajustando as laterais, este é o momento certo!

Para terminar, basta passar um pano úmido no tampo e dar acabamento usando stain, uma espécie de verniz que protege os veios e desenhos naturais da madeira e intensifica sua cor.

 

Quer se inspirar? Veja o vídeo do nosso parceiro Leo Kleemann, aceitando nosso desafio de fazer o melhor tampo de mesa para sua mesa de regulagem de altura!

No vídeo abaixo, o Daniel do canal Num Pulo mostra como fez um tampo em teka para sua Slikdesk:

Slikdesk – Tampos de Mesa sob medida

Agora que você já sabe como fazer seu próprio tampo de mesa, pode ser que tenha descoberto que a tarefa exige tempo, ferramentas e habilidades que, talvez, você não tenha no momento.

Porém, se for o seu caso, não se preocupe!

Na Slikdesk você encontra tampos de mesa prontos, em diferentes tamanhos e cores, perfeitos para a sua demanda. Basta escolher o modelo e dar início à montagem.

Confira as opções disponíveis:

120 X 70 X 2,5 cm – 19,00 kg; Exemplo de cor: Cristal

120 X 80 X 2,5 cm – 20,00 kg; Exemplo de cor: Castanho

135 X 70 X 2,5 cm – 20,40 kg;  Exemplo de cor: Tokai

135 X 80 X 2,5 cm – 23,00 kg; Exemplo de cor: Preto

160 X 70 X 2,5 cm – 23,10 kg; Exemplo de cor: Carvalho Dakar

160 X 80 X 2,5 cm – 27,80 kg Exemplo de cor: Branco.

Os painéis são feitos de MDF, isto é, fibra de madeira de média densidade e revestidos com papel decorativo impregnado com resinas sintéticas, aglutinadas sob temperatura e pressão controladas.

Além disso, os tampos apresentam alta resistência, durabilidade e estabilidade. Com arestas perfiladas e compactadas, as placas têm padrões madeirados, unicolores em duas faces e os veios podem ser verticais ou horizontais.

Portanto, se você busca praticidade e qualidade, aqui você encontra!

Conheça a variedade de produtos da Slikdesk — como mesas com regulagem de altura, cadeiras, tapete antifadiga, suporte para monitor, tampos, etc — e monte o setup produtivo, ergonômico e confortável que você merece!