Inseridos em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, com estímulos constantes e informações por todos os lados, contar com algumas dicas de saúde e bem-estar é fundamental, inclusive, para garantir a produtividade.
Afinal, a vida moderna expõe o profissional a diferentes tipos de situações, as quais podem comprometer, direta ou indiretamente, sua performance.
Por isso, se você quer saber o que fazer para garantir maior qualidade de vida e, consequentemente, resultados mais satisfatórios para o seu empreendimento, continue por aqui.
Vamos te dar 8 dicas para evitar problemas de saúde, aumentar a motivação e tornar sua jornada de trabalho mais agradável.
Confira a seguir!
Quanto mais saudável, mais produtivo
Antes de apresentarmos as dicas de saúde e bem-estar que preparamos com exclusividade para você, precisamos destacar a importância da qualidade de vida no desempenho profissional.
Além disso, hoje também já sabemos que ter uma vida saudável é algo que envolve diversos fatores, como o aspecto físico, mental, espiritual, psicológico e emocional de uma pessoa.
Em síntese, todos esses itens, em conjunto, impactam no trabalho.
Logo, é imprescindível que as condições adequadas sejam oferecidas ao colaborador, a fim de promover o bem-estar e manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Com isso, todos têm a ganhar! Não só a empresa como o próprio funcionário.
No caso do famigerado home office , os benefícios são ainda maiores, uma vez que a necessidade de estabelecer limites na rotina é urgente!
Melhores dicas de saúde e bem-estar para a produtividade
Num contexto onde o trabalho ocupa mais da metade do período ativo de uma pessoa, se faz cada vez mais necessário adotar medidas capazes de preservar sua integridade física e mental.
Caso contrário, as consequências podem ser irreversíveis, levando o negócio à ruína e dando origem a graves enfermidades.
Portanto, se você quer ter mais qualidade de vida e se manter produtivo no ambiente laboral, anote aí as 8 dicas de saúde e bem-estar que separamos:
1. Alongamentos
Algo bastante simples que pode ser implementado no dia a dia e que tem impactos extremamente positivos é a prática de alongamentos.
Se alongar algumas vezes durante o expediente ajuda a melhorar a postura, aumenta a flexibilidade, alivia dores nos músculos e nas articulações e previne uma série de lesões causadas por movimentos repetitivos.
Isso porque, o ato de estender o corpo permite que o sangue circule de forma mais fluida, fazendo com que a musculatura receba mais oxigênio e nutrientes.
Como se não bastasse, os alongamentos ainda auxiliam na redução do estresse e potencializam a concentração, melhorando o foco e, é claro, a capacidade produtiva e criativa.
Leia também:
10 Alongamentos matinais para prevenir lesões
Como montar um home office com os melhores móveis?
2. Atividade física
As atividades físicas também são indispensáveis a quem deseja ter uma rotina mais saudável. Por isso, escolher pelo menos um tipo de exercício físico para praticar algumas vezes na semana ajuda a relaxar a mente e fortalece o corpo.
Caminhar, correr, pedalar, pular corda, fazer pilates, yoga, natação ou musculação, por exemplo, tem muito a contribuir com a qualidade de vida. A longo prazo, os efeitos se tornam ainda mais perceptíveis, tanto na área pessoal quanto profissional.
3. Alimentação antes e depois do trabalho
Além de realizar exercícios físicos regularmente, é fundamental cuidar da dieta, uma vez que a energia que o corpo e o cérebro possuem vem dos nutrientes que consumimos em forma de alimentos.
De tal modo, é fundamental manter uma alimentação balanceada, baseada em verduras, frutas, legumes e cereais.
É essencial também, evitar a ingestão de açúcares, gorduras e bebidas alcoólicas, pois são substâncias que estão relacionadas a diversos tipos de doenças, fadiga, insônia, redução das capacidades cognitivas e do desempenho físico e mental.
4. Pausas e descanso
A quarta dica traz a conclusão de um novo estudo desenvolvido pela West University of Timisoara, demonstrando que pequenas pausas ao longo do dia podem aumentar a produtividade dos trabalhadores em até 53%.
De acordo com a pesquisa, intervalos de até 10 minutos já ajudam na redução da fadiga e no aumento da energia. Porém, quanto maior o período de descanso, melhor tende a ser o desempenho do profissional ao retomar a tarefa.
Isso acontece, segundo os cientistas, porque a cultura do “estar sempre ligado” e executando múltiplas atividades ao mesmo tempo pode fazer com que as pessoas se sintam pressionadas, ficando mais suscetíveis a cometer erros.
5. Esqueça o trabalho quando estiver fora dele
Uma missão bastante complicada — mas absolutamente necessária —, principalmente para quem atua em home office, é ter hora para parar de trabalhar. Rever a agenda e deixar tudo alinhado para o dia seguinte é importantíssimo!
Entretanto, feito isso, é imprescindível se desligar, ter um momento de relaxamento e uma boa noite de sono para recuperar as energias físicas e mentais.
Assim, esvaziar o cérebro e soltar as preocupações (mesmo que momentaneamente) ajuda na tomada de decisões, na obtenção de soluções e, obviamente, no aumento do foco e da produtividade.
6. Cuide do ambiente de trabalho
Embora muita gente acabe negligenciando esta dica, manter o ambiente de trabalho organizado impacta — e muito! — não só na produtividade, mas também na qualidade dos serviços desempenhados.
Por isso, é primordial cuidar para que tudo esteja em ordem: documentos, materiais de escritórios, dispositivos eletrônicos, fios elétricos e tudo aquilo que pode causar poluição visual, atraso ou confusão ao executar uma atividade.
Além disso, também vale a pena recorrer a acessórios capazes de otimizar as operações e conferir maior conforto ao espaço, como:
- Calha de organização de fios;
- Rodízios de mesa;
- Suporte de monitor articulado;
- Tapete ergonômico antifadiga;
- Suporte de gabinete;
- Desk pad.
7. Saúde mental também é saúde
O Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo e o quinto mais depressivo de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Com o excesso de cobranças por resultados e a alta competitividade do mercado, tem se tornado cada dia mais comum quadros de ansiedade, depressão, burnout e outras síndromes psicológicas.
Logo, investir em condições de trabalho que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos profissionais se transformou, mais do que nunca, em uma prioridade!
8. Trabalhe em pé
Para encerrar nossa lista de dicas de saúde e bem-estar, não podemos deixar de mencionar o grande efeito positivo que trabalhar em pé causa na capacidade produtiva.
Quando se passa muitas horas sentado, os músculos ficam rígidos, impedindo que o sangue acesse as fibras musculares de modo eficiente para transportar nutrientes. Não à toa, é comum que nesse caso haja muita dor nas costas.
Segundo uma pesquisa do IIE Transactions on Occupational Ergonomics and Human Factors, indivíduos que trabalham em pé são cerca de 45% mais produtivos do que aqueles que permanecem sentados o dia todo.
Dessa maneira, o recomendado é que se trabalhe em pé e sentado, alternando a posição durante o dia. Para tanto, basta contar com uma mesa com regulagem de altura, a qual possibilite o ajuste.
E aí, gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre as mesas ajustáveis automatizadas e manuais?
Conheça as opções da Slikdesk, referência no assunto!