Entenda no post de hoje como a altura ideal do monitor ou do notebook pode ajudar a evitar dores no pescoço.
Dor no pescoço, dor nas costas e outros sintomas podem estar relacionados à altura do seu monitor enquanto você trabalha. Um simples movimento do pescoço olhando para baixo ou para cima durante muito tempo é o suficiente para gerar desconforto.
No post de hoje, você vai entender a relação entre essas dores e a posição do seu monitor ou notebook.
Como é a sua postura usando o notebook ou computador?
A inclinação pode afetar no peso do pescoço
Dependendo de como você se inclina para poder enxergar a tela do computador, o movimento gera mais peso na parte de trás do pescoço.Os músculos do pescoço precisam, então, fazer maior esforço para suportar esse peso, o que não é bom.
Essa posição configura má postura, e a má postura na coluna cervical é uma das principais responsáveis por causar dores, desconforto e até doenças.
O melhor a fazer para evitar a dor no pescoço é a prevenção. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar as dores, mas somente o médico pode passar um diagnóstico e um tratamento adequado.
A altura da mesa
Nenhum relaxante muscular é capaz de prevenir uma hérnia de disco, ou a artrite reumatóide. Portanto, fique sempre atento à altura da mesa de trabalho.
Ela influencia diretamente na posição do pescoço enquanto você olha para o monitor. Com o posicionamento incorreto, podem surgir várias doenças ao longo do tempo, como as duas citadas acima.
Altura ideal do monitor
É muito importante ajustar o monitor corretamente para evitar que a inclinação do pescoço cause algum tipo de dor.
O monitor deve estar em uma posição de forma que o topo da tela esteja alinhado com os seus olhos.
Apesar de muita gente colocar o monitor em cima de livros ou até caixas, isso não é o ideal.
Para alcançar a altura ideal do monitor, você precisa de um bom suporte de monitor articulado.
A altura da cadeira
Além da altura ideal do monitor, a cadeira também pode ter influência no posicionamento da coluna vertebral. O ideal, caso a cadeira seja alta demais, é sempre contar com um apoio para os pés.
Assim, seu corpo não fica em desequilíbrio, o que também pode gerar dor em diversas partes do corpo.
Postura correta no home office
Como está sua postura no home office?
Você já prestou atenção em como está se sentando para trabalhar? Qual entre os exemplos da imagem você acha que é o correto?
Normalmente, nosso corpo tenta encontrar variações para posições quando nos cansamos. Isso pode gerar movimentos inconscientes que nos colocam em posições desconfortáveis.
Se nós não sentimos dores imediatamente, continuamos nessas posições até nos darmos conta delas. O ideal é sempre estar atento à sua postura durante todo o período de trabalho.
Aqui vai um breve guia da postura ideal:
- A altura dos olhos deve coincidir sempre com a altura do notebook ou monitor;
- Os braços devem estar apoiados na mesa ou na cadeira, com os cotovelos em um ângulo de 90°;
- Os pés devem estar totalmente apoiados no chão ou em um apoio para pés;
- Os joelhos devem ficar dobrados de forma relaxada, em posição paralela, sem sobrar nem faltar muito espaço entre a cadeira e os joelhos.
Perigos a longo prazo
Em alguns casos, passar longos períodos de tempo com a postura incorreta é o suficiente para causar dor cervical. A dor no pescoço pode evoluir, tornando-se insuportável, o que indica claramente a presença de uma condição mais grave.
Além disso, a raiz nervosa do músculo pode inflamar, o que pode ser muito difícil de resolver, já que estamos o tempo todo movimentando o pescoço.
Compressas quentes podem aliviar o quadro, mas é muito provável que seja necessário utilizar colete cervical ou engessar o pescoço.
Para evitar tudo isso, basta manter a postura correta no computador.
Adotando pequenas mudanças
Antes de mais nada, se você tem dores frequentes não apenas no pescoço, mas no corpo todo, pode ser um caso de doença autoimune.
Consulte o médico para tirar do seu caminho essa possibilidade. Se realmente for o seu caso, saiba que a doença autoimune pode ser tratada.
Fora isso, comece a adotar pequenas mudanças para melhorar seus hábitos e postura. Lembre-se de verificar sua postura, pelo menos, a cada uma hora, ajustando-a.
Sente-se corretamente, com as pernas e pés na posição recomendada (veja mais abaixo). Não recline sua cadeira, não fique muito longe do monitor e tente manter o pescoço ereto.
Dicas para ter mais conforto
Em primeiro lugar, você precisa garantir que sua postura esteja correta. Falamos brevemente sobre isso anteriormente, mas é sempre bom frisar.
Como aponta também um artigo do Tecnoblog, a melhor postura possível é como se segue:
- Coluna ereta, com pescoço alinhado às costas;
- Braços descansando sobre apoios da cadeira ou sobre a mesa;
- Cotovelos alinhados com o tronco, formando um ângulo de 90°;
- Olhos na altura do monitor, sem precisar olhar para baixo ou para cima;
- Pés totalmente apoiados no chão ou apoio para pés;
- Joelhos dobrados em um ângulo de 90º.
Móveis ergonômicos
Uma cadeira ergonômica e uma mesa com regulagem de altura podem ser a chave para o seu conforto no trabalho. Os móveis devem se ajustar ao seu corpo, e não o contrário. Cada pessoa tem um corpo diferente, necessidades diferentes e, portanto, precisa de um móvel ajustável.
Alongamentos e pausas
Fazer alongamentos antes e depois das atividades pode ajudar a melhorar os quadros de dores no pescoço e em outras partes do corpo. Alongar os músculos ajuda a diminuir o esforço que eles precisam fazer em determinados movimentos e posições.
Além disso, fazer pausas é essencial. Faça pausas frequentes, entre 5 a 15 minutos cada. Isso ajuda o corpo a descansar da posição, recompor as energias e até aumenta a produtividade no trabalho.
Se os sintomas persistirem, não hesite em procurar um médico! Se este texto foi útil para você, compartilhe!