Veja o melhor alongamento para quem trabalha sentado no escritório e acabe com dores incômodas que roubam sua produtividade.

Quando o assunto é lesões e acidentes de trabalho, é comum que os casos em plantas de fábrica ou durante trabalho ao ar livre sejam lembrados e comentados; afinal, acreditamos que escritórios sejam lugares seguros. Na realidade, um escritório não é um bom exemplo de lugar seguro. Em escritórios podemos encontrar iluminação quase 100% artificial, equipamentos não ergonômicos, nichos de germes e alta carga de estresse.

Mais de 60% das doenças do trabalho são originadas nos escritórios. A seriedade destas doenças é grande; a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo, pode levar a danos irreversíveis nos nervos e músculos. Daí a importância do alongamento em escritório. Criar um ambiente seguro é responsabilidade do empregador, mas cabe a todos tomar os cuidados necessários para se manter saudável no trabalho.

Por isso, listamos aqui exercícios físicos simples para melhorar seu dia-a-dia produtivo. Já é possível fazer um alongamento inicial em somente 30 segundos, mas tente fazer o exercício completo sempre antes de começar a trabalhar.

1 – Mãos e antebraços

O primeiro alongamento para quem trabalha sentado deve ser para a parte que mais utilizamos trabalhando: as mãos, antebraços e pulsos.

Você utilizará seus braços e mãos o dia todo, e por isso o alongamento no trabalho é tão importante.

a – Comece com a sua mão aberta.

Exer003[1]

b – Feche o punho. Mantenha o seu polegar reto, e não preso embaixo dos dedos

Exer004[1]

c – Deslize os seus dedos subindo pela sua palma, de forma que a ponta de seus dedos fique perto da base deles. Você deverá sentir o alongamento. Não force os seus dedos com a outra mão caso fique dolorido.

Exer005Exer006

d – Com a sua mão aberta e virada para baixo, gentilmente mova o seu pulso de um lado para o outro, com o movimento mais amplo possível. Mantenha a posição nos extremos por quatro segundos e repita três vezes.
Exer007

e – Comece alongando seu braço e mão e gentilmente gire o seu pulso para baixo até sentir o alongamento. Segure por quatro segundos. Depois, rotacione a palma para cima até sentir o alongamento. Repita três vezes.
Exer008

f – Segure sua mão e puxe os seus dedos com a outra mão. Vagarosamente abaixe o seu pulso até sentir o alongamento. Segure por quatro segundos.  Relaxe. Repita três vezes. Depois, vagarosamente curve o seu pulso para cima até sentir o alongamento. Segure e relaxe, como abaixo.
Exer010 Exer009

g – Sente com os seus cotovelos na mesa e palmas juntas. Vagarosamente abaixe o punho, levando os dedos mínimos para mais próximo da mesa, até sentir o alongamento (os seus cotovelos rotacionarão um pouco). Assegure-se de que suas palmas estão unidas durante o alongamento. Segure por seis segundos. Relaxe. Repita três vezes.
Exer002

2 – Como alongar o ombro e o pescoço

É comum sentir dores nos ombros e no pescoço se você trabalha em escritório. Portanto, este alongamento para quem trabalha sentado o dia todo vai ajudar a aliviar estes sintomas.

a – Encolhimento de ombros: o propósito do encolhimento de ombros é aliviar sintomas iniciais de rigidez ou tensão na área dos ombros e do pescoço. Levante o topo dos seus ombros em direção às suas orelhas até que você sinta uma pequena tensão nos seus ombros e pescoço. Segure essa sensação de tensão por quatro segundos. Então, relaxe seus ombros na posição normal. Faça isso três vezes.
Exer023

b – Movimento da cabeça: o objetivo do movimento da cabeça é alongar os músculos nos ombros, peito e pescoço. Sente ou fique de pé de forma ereta. Sem levantar o queixo, leve sua cabeça para trás. Você está fazendo o exercício certo se você sente uma pressão contra o seu queixo. Segure por 20 segundos e repita sete vezes.
Exer012

c – Relaxamento de pescoço: o exercício ajuda a relaxar o pescoço. Curve sua cabeça devagar para a direita, tentando encostar sua orelha da direita no seu ombro. Repita no lado esquerdo. Vagarosamente toque o seu queixo no seu peito. Rotacione sua cabeça para a esquerda, então para a direita.
Exer022

d – Rolamento de ombros: esse exercício ajuda a relaxar os músculos dos ombros. Gentilmente rotacione os seus ombros para trás cinco vezes, de forma circular. Então, rotacione para frente.
Exer016

Exer029

e – Alongamento de peito. Posicione suas mãos na nuca e contraia os seus ombros juntos para trás.

3 – Costas, laterais e pernas

Quem passa muito tempo sentado precisa se lembrar de deixar as costas retas.
Nesta posição, o alongamento sentado é a melhor opção.

Exer024

a – Alongamento de costas e laterais: enterlace seus dedos e levante seus braços sobre a cabeça, mantendo os cotovelos retos. Pressione os braços o mais para trás o possível. Para alongar as laterais, gentilmente curve o tronco para a esquerda e para a direita. Da mesma forma, você pode trazer os seus braços para frente, ou para trás, alongando os ombros e o peito.

b – Alongamento para o meio e o topo das costas: segure o seu braço direito com a sua mão esquerda um pouco acima do cotovelo. Gentilmente empurre o seu cotovelo em direção ao seu ombro esquerdo. Segure alongando por cinco segundos. Repita com o seu braço esquerdo.
Exer021

c – Ondulação das costas (também irá alongar as suas pernas): segure sua canela. Levante a perna do chão. Curve-se adiante (ondule suas costas) e toque seu nariz no seu joelho. Repita com a outra perna.
Exer018

d – Flexão e alongamento de tornozelo: levante um pé do chão com a sua perna reta. Alterne flexões do tornozelo (dedos para cima) com alongamentos do tornozelo (dedos para baixo). Repita com a outra perna.
Exer019

e – Levantamento de perna: sente-se de forma reta na cadeira, de forma que suas costas não toquem o encosto da cadeira. Posicione um pé no chão. Com a perna reta, levante um pé alguns centímetros do chão. Segure por um momento e retorne o pé para o chão. Repita com a outra perna.
Exer020

Exer025

f – Alongamento de pé: quando de pé, mantenha seus joelhos levemente dobrados. Coloque suas mãos na lombar e gentilmente empurre sua lombar para frente enquanto se curva um pouco para trás.

g – Alongamento de quadril: sente-se com uma perna sobre a outra. Posicione o seu braço ou cotovelo no lado de fora da perna cruzada. Gentilmente aplique pressão, enquanto olha para o lado oposto. Repita com a sua outra perna.
Exer028

Fazer alongamento para quem trabalha sentado é essencial para promover a saúde e o bem-estar no trabalho antes de iniciar as atividades.

Tente seguir estas dicas todos os dias e você verá como a qualidade de vida no trabalho melhora muito!