Como você está sentado nesse momento? Sua postura está adequada e oferece conforto para executar seu trabalho de modo mais eficiente, sem prejudicar seus ombros e sua coluna?  

As pessoas têm trabalhado cada vez mais sentadas em frente a computadores e isso acaba por levar a sérios problemas de saúde. Além disso, pesquisas apontam que quando estamos desconfortáveis, nosso desempenho cai muito.

Pequenas atitudes podem melhorar nosso desenvolvimento nas atividades diárias e, algumas empresas, por conta disso, vêm oferecendo diversas alternativas focadas em qualidade de vida (e essas saem na frente quando falamos em qualidade no ambiente de trabalho e são referências na hora da busca por um local para trabalhar).

Pensando em todas essas informações, fomos atrás de algumas dicas que podem mudar sua vida, são quatro e todas muito importantes. Vamos lá!

Confira 4 motivos para trabalhar em pé

Uma alternativa para quem não faz exercícios:

Estudos recentes indicam que uma vida ativa e saudável fora do trabalho não é capaz de combater os problemas causados por longos períodos de trabalho sentado. Além disso, a maioria de nós come cada vez mais e se movimenta cada vez menos. Aquela velha desculpa de não ter tempo para fazer atividades físicas pode valer se você dedicar algumas horas de trabalho em pé.

Postura mais adequada:

Dores no pescoço, nas costas e na cabeça estão relacionadas à má postura. Segundo o ortopedista Marcelo Zaboroski, do Hospital São Cristóvão, executar suas funções em pé por algumas horas pode estimular a adoção de uma postura melhor. Mas ele alerta que, para que isso realmente seja eficaz, é preciso ter uma estrutura adequada: mesas altas ou ajustáveis e computadores bem posicionados na  altura dos olhos.

Menor risco de doenças:

Doenças cardiovasculares e metabólicas, risco de hérnias, trombose, ganho de peso… Ficar sentado por longos períodos aumenta o risco de inúmeras doenças. Alguns especialistas afirmam que assim que você senta, seu corpo entra em colapso, pois foi feito para se movimentar: as atividades elétricas dos músculos da perna se desligam, você para de queimar calorias, as atividades enzimáticas caem em 90%, o bom colesterol cai 20% e também cai o nível de insulina.

Tempo de vida

Pode parecer absurdo, mas estudos recentes mencionam que trabalhar sentado por mais de seis horas por dia aumenta o risco em 40% de ter uma morte prematura!

Sabemos que permanecer parado por muito tempo, tanto na posição sentada quanto em pé, não é o ideal. Então, sempre que possível, caminhe pelo escritório, encha sua garrafa de água, converse ou ajude um colega de outro setor… Tudo é válido para diminuir o tempo de trabalho sentado.

Você já experimentou trabalhar em pé por alguns momentos durante o dia? Conte para nós a sua experiência!