Diante do uso massivo de computadores, celulares e telas em geral, o número de pessoas que sofrem com dores na nuca ou cãibra no pescoço aumenta vertiginosamente. 

Nos casos severos, é comum que os problemas impeçam a execução de tarefas cotidianas e triviais, causando desconforto e até chegando a desencadear doenças mais sérias. 

Por isso, neste post, vamos apresentar as principais causas dos incômodos na nuca e no pescoço e mostrar algumas maneiras de reduzi-los. 

Qual a relação entre torcicolo e cãibra no pescoço?

O torcicolo, na maioria dos casos, é uma tensão no músculo elevador da escápula, que une a escápula a uma vértebra na nuca (cervical). 

A dor é distribuída entre a parte de trás do ombro até a nuca. Porém, como a estrutura óssea mais tensionada é a da vértebra na cervical, a dor na nuca ou no pescoço pode acontecer de forma constante, impedindo movimentos.

Bastante comuns, os torcicolos são, literalmente, o estado de cãibra no pescoço, ou seja, no músculo elevador da escápula. 

Mau jeito ao dormir, movimento repentino com a cabeça e esforço demasiado são algumas das suas principais causas.

Uma boa estratégia para aliviar o incômodo é alongar o músculo elevador da escápula. Para tanto, basta sentar-se e, com a mão oposta ao lado da dor, puxar a cabeça na direção do ombro oposto. 

Com isso, você sentirá como se o músculo que vai até a nuca estivesse sendo “esticado”. Enquanto realiza o movimento, procure manter o equilíbrio do resto do corpo, que deve ficar relaxado. 

Como a tensão muscular causa dores na nuca?

A dor na nuca é o principal sintoma da tensão muscular, que também pode ser acompanhada de dores de cabeça em alguns casos, além da temida cãibra no pescoço.

Ficar longas horas na mesma posição, especialmente diante de celulares ou computadores, é uma causa bastante evidente de tensão muscular. Nesse caso, a dor pode ser localizada na cervical (nuca). 

A posição de projetar a cabeça para frente para enxergar algo ou de mantê-la abaixada por um longo intervalo de tempo deixa a musculatura da região tensa e pode causar dor na nuca e/ou cãibra no pescoço.

Entretanto, a tensão muscular também está diretamente relacionada ao estresse. Dias emocionalmente tensos geram desgaste físico e, consequentemente, dores no trapézio (ombros) e cervical devido à contração involuntária dos músculos.

 

 

 


Leia também:

Dor nas costas por má postura: causas e outros problemas

8 Dicas de Saúde e Bem-estar para melhorar a Produtividade


Por que a hipertensão causa dores no pescoço?

Se a dor na nuca, por exemplo, é frequente e costuma aparecer mesmo em situações onde não há tensão física e nem emocional, é hora de consultar um médico. 

Isso porque, a hipertensão, no geral, é uma causa comum de dor nessa área do corpo. Normalmente, é uma dor que se mantém estável durante e pode impedir a movimentação do pescoço.

Uma opção para aliviar esse sintoma é recorrer a sessões de massagens relaxantes e alongamentos.

Entretanto, é imprescindível que um médico seja consultado, a fim de encontrar a real causa da dor — seja ela hipertensão ou não — e tratá-la.

Mas como se prevenir contra dores e cãibras no pescoço?

Para evitar o surgimento de dores na nuca e cãibras no pescoço, o mais recomendado é ter atenção à postura no dia a dia.

Alongar a cervical para enxergar algo distante como um monitor, por exemplo, em escritórios e ambientes de trabalho geral, tende a ser uma causa comum do problema.

O ideal, nesse caso, é buscar o bem-estar através das diretrizes ergonômicas

Mesas, cadeiras e monitores devem estar nas posições corretas, se adequando perfeitamente ao seu corpo para evitar dores, desconfortos e, principalmente, lesões.

Porém, além disso, existem outros cuidados que podem ser tomados:

1. Consulte um oftalmologista 

dor na nuca por falta de visão

Será que você está enxergando bem? Se você tem se aproximado demais do monitor, percebe que está curvando muito a coluna e franzindo a testa, isso pode ser um indício de que precisa usar óculos. 

Chegar muito perto da tela do computador tensiona a cervical e causa uma série de outros problemas às articulações e outros músculos do corpo, que também acabam ficando na posição incorreta.

Além disso, o esforço é comumente associado aos episódios de cãibra no pescoço e dores na parte superior das costas.

2. Pratique exercícios físicos

 

imagem de mulher fazendo Pilates e funcional para evitar dor na nuca

Pilates e funcional para evitar dor na nucaSe policiar para manter a postura adequada no ambiente de trabalho ajuda a fortalecer os músculos e a garantir o conforto. Aos poucos, a posição correta vai se tornando natural e você, de forma inconsciente, terá criado um novo hábito.

O que também favorece a boa postura é a prática de atividades físicas, como pilates e treino funcional, que fortalecem os músculos e criam memória postural, evitando contrações involuntárias, lesões, dores e cãibras no pescoço.

Um exercício que pode ajudar é encostar numa parede e ficar em posição completamente ereta. Em seguida, é preciso abaixar o queixo lentamente em direção ao peito. 

Depois de aproximar o queixo o máximo possível do peito, basta voltar a cabeça para a posição original, aos poucos. A série pode ser feita dez vezes.

3. Tenha móveis adequados

postura adequada para evitar dor na nuca

Antes de mais nada, observe se seu monitor está exatamente à sua frente, a uma distância de 50 centímetros dos seus olhos mais ou menos, nem muito longe e nem muito perto. 

A tela deve estar na altura dos olhos, não sendo necessário abaixar ou levantar a cabeça para visualizar sua borda superior.

Também é fundamental que a cadeira e a mesa se adequem exatamente às medidas do seu biotipo, com total ergonomia para mãos, braços, pernas, pés e coluna. 

Ou seja, são os móveis que devem se adequar a você, não o contrário.

Por fim, ter uma boa postura sentado pode não ser o suficiente para se livrar das dores na nuca e da cãibra no pescoço. Afinal, passar longas horas na mesma posição (mesmo que correta) pode fadigar os músculos.

Assim, o ideal é trabalhar em pé por algumas horas do dia, pois isso garante maior produtividade e saúde.

 

Quer saber mais sobre como isso é possível? Então conheça a mesa com regulagem de altura da Slikdesk!