Entenda, afinal, o que é uma mesa flutuante, quais os tipos existentes e quais suas vantagens funcionais.

 

Definir o que é uma mesa flutuante é um desafio. Isso porque existem diversos tipos diferentes de mesas flutuantes, para vários propósitos diferentes.

Ela pode ser uma mesa fixada na parede, uma mesa com regulagem de altura ou até mesmo uma mesa decorativa. Se você quer saber quais são os tipos de mesa flutuante existentes e para que serve cada uma delas, acompanhe o nosso post de hoje até o fim!

 

O que é uma mesa flutuante?

Para responder a essa pergunta, vamos dividi-la em duas etapas.

 

1 – Principais características

A principal característica de uma mesa flutuante é, basicamente, a ilusão de que ela flutua no ar.

Isso pode ser conseguido através da ausência de pés, quando a mesa é fixa na parede, com um truque feito com correntes que contrabalanceiam o peso da mesa ou ainda com uma simples regulagem de altura.

 

2 – Tipos de mesa flutuante

O tipo mais conhecido de mesa flutuante é o que fica fixado na parede. A mesa não possui pés, apenas suportes metálicos que a mantém firme na parede. Essa forma de fixação dá a impressão de que a mesa está flutuando no ar.

Entretanto, também existem outros tipos de mesa que são chamados de flutuantes pela sua habilidade de subir ou descer (regulagem de altura). Há, ainda, as mesas de centro decorativas, que são feitas com um trabalho de correntes que dá a impressão de que a mesa flutua no ar.

 

Diferença entre mesa flutuante e mesa que sobe e desce

Como dito acima, uma mesa com regulagem de altura também é chamada de mesa flutuante frequentemente.

Abaixo, vamos explicar o que é cada uma.

 

Mesa fixada na parede

A mesa fixada na parede é o tipo mais comum de mesa flutuante. Ela não possui pés, o que pode facilitar o uso do espaço abaixo da mesa.

Entretanto, dependendo da distância da borda da mesa em relação à parede, o espaço para as pernas pode ser desconfortável. Ao optar por este tipo de mesa, também é preciso se lembrar de que não haverá qualquer possibilidade de regular sua altura.

Se você está procurando soluções para escritório, sugerimos que considere a aquisição de uma mesa regulável. A seguir, vamos falar mais sobre ela.

 

Mesa que “sobe e desce”

A chamada mesa que sobe e desce é uma mesa com regulagem de altura. Também chamada de mesa flutuante, ela possibilita regular a distância em relação ao chão, melhorando o conforto de quem utiliza a mesa.

A sensação de que a mesa está flutuando é proporcionada pelo ajuste de altura, especialmente quando ela está mais alta.

 

Vantagens da mesa com regulagem de altura

Uma mesa com regulagem de altura traz inúmeras vantagens em relação ao outro tipo de mesa flutuante. Também chamada de standing desk, ela geralmente é uma mesa elétrica que possibilita ajustar sua altura com o apertar de um botão.

Existem também mesas com ajuste de altura manual. Independentemente do tipo de ajuste, o fato é que esse tipo de mesa tem vantagens exclusivas. Trabalhar sentado ou ficar sentado o dia todo pode acabar prejudicando a saúde física e psicológica.

Há risco aumentado de desenvolver uma série de doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e até câncer. Ficar muito tempo sentado também pode causar dores nas costas, o que é prejudicial não apenas à saúde, mas também ao bem-estar.

Normalmente, o ambiente de trabalho em home office é o menos preparado para lidar com essas adversidades. Por isso, uma mesa com regulagem de altura pode ajudar a melhorar muito a qualidade de vida no trabalho.

 

Benefícios da mesa flutuante

Entre os benefícios desse tipo de mesa flutuante, encontramos:

  • Melhora do bem-estar no trabalho;
  • Ajuda na regulação e manutenção do peso corporal;
  • Fortalecimento dos músculos, ossos e ligamentos dos membros inferiores;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Prevenção ao câncer;
  • Diminuição dos impactos do sedentarismo.

Obviamente, isso tudo só será observado se você utilizar a mesa para ficar em pé durante uma parte do tempo.

 

Motivos para ter uma mesa com ajuste de altura

A mesa com regulagem de altura pode ser usada para trabalhar em pé ou sentado. Ficar em pé melhora a circulação sanguínea, previne inúmeras doenças, traz mais disposição e diminui o sono durante o trabalho.

Inclusive, muitos profissionais apontam o trabalho em pé como o responsável pelo aumento de produtividade em relação ao tempo que passam sentados. Uma boa mesa com regulagem de altura pode ser ajustada para se adequar à altura ideal para você, trazendo todos esses benefícios e vantagens para sua vida.