Qual é a posição correta de se manter assentado? Talvez isto te surpreenda: não existe! Fomos criados com um conceito de postura ideal. Livro em cima da cabeça e sentar com a coluna super reta são alguns exemplos desses conceitos perpetuados. Mas o fato é que, tanto a postura dita correta quanto a dita errada, podem gerar dores na coluna.

Podemos pensar, com isso, que a nossa coluna é uma estrutura frágil. Mas não é. Ela é composta de ossos, muitos músculos e muitos ligamentos. É uma estrutura extremamente forte. Mas isso não faz com que ela não sofra com os maus hábitos mecânicos que, às vezes, a submetemos.

 

Um mau hábito mecânico é todo e qualquer padrão de movimento ou postura, sustentado ou mantido por muito tempo. Nossos músculos funcionam como famílias, formando cadeias musculares por todo corpo, dos pés até a cabeça. Cada um de nós temos nossos hábitos mecânicos. Isso nos foi gravado desde a nossa infância até hoje, por meio dos estímulos que nos foram oferecidos desde então.

Mas voltemos ao título. Por que tantos jovens estão sentindo dores na coluna?

Basicamente por ficarem sentados por muito tempo, seja trabalhando, estudando ou no sofá vendo televisão. Ficar sentado não tem nenhum problema, independente da postura que você tenha (lembrando que não existe postura ideal). O problema acontece quando começamos a fazer isso de forma excessiva. Ficar assentado mexe com vários músculos no nosso corpo, encurtando uns e alongando outros. Pensemos por hora apenas na coluna. Quando estamos excessivamente assentados, a gravidade faz com que nos achatemos em direção ao chão e isso acontece com uma flexão da coluna para frente, ou seja, ficamos mais curvados ou “corcundas”. A partir daí surgem algumas complicações. Nossos músculos só gostam de fazer uma coisa: contrair.

Quando estamos curvados para frente, nossos músculos da eretores da coluna (paravertebrais) são alongados, indo no sentido contrário ao que eles gostam de fazer. Quando isso se sustenta por muito tempo, eles tentam se opor a essa força que nos curva mas não conseguem e perdem a briga para a gravidade, levando a uma dor por cansaço desses músculos. É bom esclarecer que a maioria das dores de coluna são de origem muscular.

Então o que fazer para aliviar essa dores na coluna? Sentar de forma mais ereta correto? Errado. Sentar de forma ereta por muito tempo também pode gerar dores na coluna. Só que agora o raciocínio é inverso. Quando estamos muito retos significa que estamos recrutando muito essa musculatura paravertebral. Um recrutamento e ativação excessiva de qualquer músculo também o coloca em situação de fadiga, fazendo com que ele doa da mesma forma.

Portanto, o ideal é mudar de posição várias vezes ao dia. Se vc fica muito tempo assentado, seja devido ao trabalho, estudo ou sedentarismo, levante-se de tempos em tempos. O bom manual da ergonomia recomenda que para cada 1:30h sentado, o indivíduo fique de 15 a 20 min de pé.

Dessa forma, os músculos dorsais não se cansam e não geram sintomas. Sem sintomas, a pessoa pode se tornar mais produtiva no trabalho, no estudo ou mesmo curtir seu filme ou série no seu sofá sem ser incomodado.

Lembre-se. Somos uma máquina. E não fomos feitos pra ficar parado. Movimente-se, mexa-se!

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Álvaro Peçanha
Fisioterapeuta/Cadeísta GDS
Formado há 9 anos, trabalho na prevenção e tratamento de lesões ortopédicas através do método GDS.
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