Qual é a posição correta de se manter sentado? Talvez isto te surpreenda: não existe! Fomos criados com um conceito de postura ideal. 

Segundo o conhecimento popular, a postura correta é se sentar com a coluna super reta e cabeça sempre olhando para frente. Mas o fato é que, tanto a postura dita correta quanto a má postura, podem gerar dores na coluna.

 

Podemos pensar, com isso, que a nossa coluna é uma estrutura frágil. Mas não é. Ela é composta de ossos, muitos músculos e muitos ligamentos. 

É uma estrutura extremamente forte. Mas, mesmo assim, a coluna pode sofrer com os maus hábitos mecânicos aos quais, às vezes, a submetemos.

 

A relação dos maus hábitos mecânicos com as dores na coluna

 

Um mau hábito mecânico é todo e qualquer padrão de movimento ou postura, sustentado ou mantido por muito tempo. 

Nossos músculos funcionam como famílias, formando cadeias musculares por todo corpo, dos pés até a cabeça. Cada um de nós temos nossos hábitos mecânicos. Isso nos foi gravado desde a nossa infância até hoje, por meio dos estímulos que nos foram oferecidos desde então.

Em alguns casos, passar muito tempo sentado, em pé, em posição não convencional ou até mesmo deitado, poderá fazer com que haja um estresse muscular, estando entre as principais causas de problemas na coluna.

A região lombar é uma das mais afetadas, sendo uma reclamação constante entre jovens adultos que procuram o médico.

Como esta região fica mais embaixo nas costas, ela recebe a maior parte do peso. Além disso, a movimentação é totalmente interrompida quando estamos sentados, o que começa a gerar desconforto ao longo do tempo.

É por isso que, em longos períodos sentados, começamos a sentir primeiro a dor na região lombar, que depois pode se espalhar para outras regiões das costas.

 

Mas voltemos ao título. Por que tantos jovens estão sentindo dores na coluna?

 

Basicamente por ficarem sentados por muito tempo, seja trabalhando, estudando ou no sofá vendo televisão. 

Ficar sentado é natural e não representa nenhum problema, independentemente da postura que você tenha (lembrando que não existe postura ideal). 

O problema acontece quando começamos a fazer isso de forma excessiva. Ficar sentado mexe com vários músculos do nosso corpo, encurtando uns e alongando outros. 

Pensemos por hora apenas na coluna. Quando estamos excessivamente sentados, a gravidade faz com que nos achatemos em direção ao chão e isso acontece com uma flexão da coluna para frente, ou seja, ficamos mais curvados. 

A partir daí podemos estar em uma condição favorável a algumas complicações. Nossos músculos só gostam de fazer uma coisa: contrair.

 

Quando estamos curvados para frente, nossos músculos da eretores da coluna (paravertebrais) são alongados, indo no sentido contrário ao que eles gostam de fazer. 

Quando isso se sustenta por muito tempo, eles tentam se opor a essa força que nos curva mas não conseguem e perdem a briga para a gravidade, levando a uma dor por cansaço desses músculos. 

 

Outras causas de dores na coluna

É bom esclarecer que a maioria das dores de coluna são de origem muscular, mas há também a hérnia de disco, que é um problema nos discos intervertebrais que gera outro tipo de dor.

Também é possível existirem outras condições que deformam a coluna e diminuem permanentemente a qualidade de vida, mas são casos menos comuns.

 

Como prevenir e aliviar as dores na coluna?

Então, o que fazer para aliviar as dores na coluna? Sentar de forma mais ereta, correto? Errado. Sentar de forma ereta por muito tempo também pode gerar dores na coluna. Só que agora o raciocínio é inverso. 

Quando estamos muito retos significa que estamos recrutando muito essa musculatura paravertebral. Um recrutamento e ativação excessiva de qualquer músculo também o coloca em situação de fadiga, fazendo com que haja dor da mesma forma.

 

Portanto, o ideal é mudar de posição várias vezes ao dia. Se você fica muito tempo sentado, seja devido ao trabalho, estudo ou sedentarismo, levante-se de tempos em tempos. O bom manual da ergonomia recomenda que a cada 1h30 sentado, o indivíduo fique de 15 a 20 min de pé.

 

Dessa forma, os músculos dorsais não se cansam e não geram sintomas, proporcionando o alívio da dor. Sem sintomas, a pessoa pode se tornar mais produtiva no trabalho, no estudo ou mesmo curtir seu filme ou série no seu sofá sem ser incomodada.

Outra dica é pedir para que alguém faça uma massagem no local da dor, ou ainda fazer uma compressa morna durante no mínimo 15 minutos.

Relaxantes musculares podem solucionar os problemas momentaneamente, mas se os hábitos continuarem, as dores voltarão.

  

Para quem trabalha, pense sobre trabalhar em pé

A realidade de muitos jovens que sentem dores na coluna é o trabalho prolongado em posição sentada.

Nestes casos, o ideal seria variar a posição ficando algum tempo em pé. Entretanto, nem todo mundo tem o mobiliário adequado para isso.

Felizmente, existem soluções como as mesas com regulagem de altura que foram feitas pensando neste cenário específico.

Estes equipamentos podem ser usados para a variação das posições entre sentado e em pé.

Uma mesa com regulagem de altura deve ser usada de forma que você possa mudar de posição quando se cansar, evitando assim a fadiga muscular e as dores na coluna.

Se você quiser saber mais sobre isso, conheça melhor as mesas com regulagem de altura.

 

Lembre-se. Somos uma máquina. E não fomos feitos pra ficar parado. Movimente-se, mexa-se!

alvaro fisioterapia

Álvaro Peçanha

Fisioterapeuta/Cadeísta GDS
Formado há 9 anos, trabalho na prevenção e tratamento de lesões ortopédicas através do método GDS.
Email: fisioterapia@alvarofisio.com.br
Instagram: @alvarofisioterapia