Se você está planejando adquirir uma mesa com regulagem de altura, ou se já possui uma em seu ambiente de trabalho, é importante é saber qual a altura ideal para ajustá-la. O motivo pelo qual você tem um mobiliário automatizado é por um estilo de vida mais saudável e mais produtivo, mas de nada adianta o mobiliário sem que este seja utilizado da forma correta para seu corpo.

Postura em pé

Mesmo que você não meça com exatidão, um cuidado simples é garantir que o monitor está posicionado exatamente na altura dos seus olhos, enquanto seus cotovelos estão rentes aos seu tronco e formando um ângulo de 90 graus entre braço e antebraço ao apoiar as mãos sobre a mesa ou teclado.

  1. Eleve sua mesa, com suas mãos sobre ela, até que seus cotovelos formem um ângulo de 90 graus.
  2. Regule a altura do seu monitor de forma que você não precise se forçar a olhar para cima ou para baixo. Para garantir uma distância ideal para os olhos, a dica é estender seus braços em direção ao monitor: a ponta dos seus dedos deve tocar a tela.
  3. Saltos de tamanhos diferentes exigirão alturas de mesa diferentes. Caso você mude com constância a altura dos seus calçados, a sugestão é que você salve na memória da mesa as alturas de acordo com o tamanho do seu salto.

Postura a ser evitada

  

Acima temos um exemplo de má postura. No caso, os ombros e a cervical estão contraídos a ponto de, eventualmente, causarem uma lesão, ou no mínimo, um mal estar físico que afetará a sua produtividade. Esteja sempre atento para que seus ombros estejam relaxados e sua cervical não esteja projetando sua cabeça demasiadamente para frente.

Acessórios úteis para postura

Tapete antifadiga

Este tapete ajuda a cuidar das suas pernas, principalmente se você decidir ficar longos períodos em pé. Esses tapetes dão mais conforto, ativando maior circulação sanguínea e reduzem o impacto nas articulações, sendo um bom aliado para evitar posturas inadequadas consequentes da fadiga nas pernas.

Apoio ergonômico para antebraço

Cadeiras em geral já nos dão apoios para o antebraço, porém isso de nada adianta quando estamos em pé. Por isso já existem no mercado apoios de antebraço que ajudam a manter altura e postura adequadas para seu corpo, reduzindo a fadiga. Esse apoio também ajuda a prevenir tensão nos ombros e cervical.

Suporte de monitor

Como já falamos, a altura do monitor em relação aos olhos é importante, assim como a altura da mesa com relação a linha do cotovelo. Caso não esteja sendo possível equilibrar as duas medidas, um suporte de monitor deve ajudar a manter a mesa na altura ideal e prover alguns centímetros extras de altura ao monitor. Existem vários suportes, desde com altura pré-fixada até aqueles articulados que ficam embutidos na mesa.

Conclusão

A sensação de bem-estar durante o trabalho impulsiona a produtividade. Sendo assim, uma boa postura mantém o conforto e o foco esperados de uma mesa com regulagem de altura. Com esses cuidados e sugestões com relação à postura, esperamos que você tenha ainda mais qualidade de vida ao cuidar bem do seu corpo durante o trabalho.