Não existe somente uma profissão gamer, mas se você quer se tornar um gamer profissional, existem profissões como pro players, streamers e playtesters que permitem ganhar dinheiro enquanto você joga.

Gamers profissionais são aqueles que dedicam a maior parte do tempo a uma atividade relacionada aos games, tirando seu sustento dessa atividade.

Ou seja, os jogadores profissionais são pagos para essas funções. E isso vai muito além do óbvio. No post de hoje, vamos te mostrar 7 profissões para quem quer trabalhar jogando.

Como posso ganhar dinheiro com games?

1 – Atleta de eSports

Vamos tirar do caminho logo a opção mais óbvia. O atleta de eSports é o gamer que participa de partidas em campeonatos e recebe um pagamento para isso, assim como um atleta de outros esportes.

Participando de competições, você tem a chance não apenas de ganhar um salário, mas também premiações com vitórias, patrocínio de grandes marcas, medalhas e troféus.

Porém, é necessário muito mais do que gostar de jogos para ser um pro player. Você precisará de dedicação, para estudar o jogo e conhecer todos os seus aspectos técnicos, treinar muito e se tornar um dos melhores.

2 – Criador de conteúdo

Novas profissões surgem a todo momento, e a de criador de conteúdo não é muito antiga. 

Esses profissionais podem seguir diferentes nichos, como mostrar uma gameplay completa, criar documentários ou análises e até fazer reviews de jogos.

Normalmente, a principal plataforma é o YouTube, onde se encontra uma vasta gama de criadores de conteúdo relacionados aos games.

Você pode começar assistindo alguns tipos diferentes de conteúdos e escolhendo aquele que te agrada mais, para depois começar a produzir seus próprios conteúdos.

A principal fonte de renda é a monetização dos vídeos no YouTube, mas você também pode ter um programa de membros do seu canal com benefícios exclusivos, conseguir patrocínio ou promover produtos de parceiros.

3 – Analista de eSports

O analista de eSports é aquele que analisa não apenas os aspectos técnicos do jogo em si, mas também partidas de outros jogadores.

Avaliando partidas dos adversários, o analista consegue entender tendências e enxergar falhas e oportunidades que podem ser usadas pelo seu time em partidas futuras.

Para isso, é necessário raciocínio lógico, pensamento crítico e um alto conhecimento sobre o jogo em questão. Os analistas são pagos para criarem novas estratégias para os atletas, mas também podem participar como comentaristas em competições.

4 – Caster

Assim como em esportes tradicionais, uma partida de eSports tem diversos aspectos técnicos que podem não ser percebidos por quem assiste casualmente.

O Caster é o narrador de partidas de eSports. Ele é responsável por narrar o que está acontecendo ao público que está assistindo.

Além disso, o Caster tem a missão de trazer entusiasmo para a partida, deixando-a mais interessante e emocionante. Os narradores são pagos para transformar uma partida de eSports em um evento estimulante, ajudando a prender a atenção dos espectadores.

5 – Streamer

Muito comum quando se pensa em uma profissão gamer, os streamers têm hoje uma plataforma dedicada somente a eles: a Twitch.

Esses profissionais fazem a transmissão de suas telas ao vivo enquanto jogam, frequentemente com uma câmera adicional mostrando seu rosto também. Na edição, tudo aparece na mesma tela para quem assiste.

Nos últimos anos, os streamers ganharam popularidade por causa de jogos multiplayer como Fortnite, Dead by Daylight e até mesmo League of Legends, mas há muitos streamers de jogos single player, como Elden Ring, que em 2023 foi um dos mais populares.

Como streamer, você ganha dinheiro com ações que os usuários fazem em seu canal, como se tornar membro, enviar presentes digitais e participar de minigames.

6 – Community Manager

O gerente de comunidade é um profissional dedicado a administrar uma comunidade de um jogo. Um bom exemplo são os administradores de clãs oficiais de Call of Duty ou de Valorant.

Esses profissionais ficam responsáveis por coletar feedback dos membros da comunidade interna e externa, organizar alguns tipos de eventos, planejar a produção de conteúdos e muito mais.

Normalmente, são contratados pela própria diretoria da comunidade em questão para manterem uma linha de comunicação entre o alto escalão e o público, seja pelas redes sociais ou por anúncios nos sites oficiais.

Esses mesmos profissionais também podem ser contratados pelos estúdios de desenvolvimento ou produtoras, que são quem publicam os jogos, para administrar as expectativas da comunidade mediante um novo lançamento ou de algum jogo já existente.

7 – Playtester

Cada vez que um novo jogo começa a ser desenvolvido, surgem inúmeras vagas no mercado de trabalho em estúdios e produtoras. Uma dessas profissões é a de playtester.

O playtester é um jogador que fica responsável por testar um jogo que ainda não foi lançado, a fim de avaliar sua performance, encontrando falhas e bugs e reportando toda a sua experiência aos responsáveis.

Normalmente, são contratados diversos playtesters antes mesmo de um jogo ter uma demo jogável pelo público. A responsabilidade é alta, e o jogador precisa ter conhecimentos técnicos, pensamento crítico e muita ética, já que todo o trabalho é feito sob o mais absoluto sigilo.

Prepare seu local de trabalho para uma profissão gamer

Antes de se jogar no mundo dos games profissionalmente, é importante lembrar que você passará a maior parte do tempo em frente ao computador ou ao seu console.

Por isso, a ergonomia é fundamental. Se você ignorar esse fator, sentirá dores e incômodos ao longo do dia, até o momento em que você não conseguirá mais se concentrar.

A melhor forma de garantir uma boa performance em profissões gamer é investindo em uma mesa com regulagem de altura, uma cadeira gamer e em acessórios complementares que fazem a diferença no seu conforto.

 

Depois que o setup estiver montado, basta se dedicar e persistir. Uma profissão gamer é desafiadora e a competição é acirrada, mas é definitivamente possível se destacar na multidão e ganhar dinheiro jogando.