Sabe aquela ideia de que quanto mais tempo “produzindo”, melhor? Pois é, isso caiu por terra! Afinal, inúmeros estudos já comprovam que os intervalos criativos (ou micro pausas) são fundamentais para aumentar a produtividade.

Quando as pequenas paradas são adotadas, muitos benefícios podem ser sentidos pela mente e pelo corpo. Consequentemente, a concentração melhora, bem como o rendimento.

Por isso, se você quer saber mais sobre como implementar esses intervalos na sua jornada de trabalho, fique por aqui até o final!

O que são os intervalos criativos?

Os intervalos criativos — também chamados de micro pausas —, como o próprio nome indica, são curtos períodos de tempo dedicados a um breve descanso. O intuito é tirar o foco do trabalho por alguns instantes e deixar o cérebro “respirar”.

Isso porque, a produção de dopamina é necessária à atenção verdadeiramente efetiva. 

Assim, ao fazer uma pausa e se distrair, uma sensação de prazer e bem-estar surge, liberando dopamina no cérebro, favorecendo a concentração e a criatividade.

Quais os benefícios de fazer micro pausas?

Um erro muito comum no dia a dia de profissionais e também de estudantes é tentar manter 100% da concentração durante muitas horas. Segundo alguns estudos, pausas de 10 minutos aumentam cerca de 64% a produtividade.

Bill Gates, fundador da Microsoft, mostra — em maior escala — como as pausas são importantes. O empresário fica durante uma semana, duas vezes ao ano, em uma cabana completamente desconectado, apenas lendo livros e artigos.

De acordo com os adeptos da técnica (chamada de Think Week ou “Semana do Pensamento” em português), a pausa melhora a atenção, estimula a criatividade e traz uma série de benefícios à saúde do corpo e da mente.

 


Leia também:

Entenda a relação entre gestão de tempo e produtividade 

O que é procrastinação ativa e como abandonar esse hábito? 


Como estabelecer uma rotina produtiva com intervalos?

Bom, agora que você já entendeu a relevância dos intervalos criativos no ambiente de trabalho, é hora de descobrir como implementar esse hábito na rotina. 

Portanto, confira 3 dicas bastante eficazes:

1. Alongamento

Uma maneira muito interessante de usar de forma inteligente as pausas no trabalho é aproveitar para se alongar. 

Experimente ficar um pouco em pé, esticar os braços e a coluna, girar o pescoço e os pulsos e dar uma volta. Além de melhorar a atenção, o exercício reduz as dores musculares, o cansaço e evita lesões.

2. Meditação

Outra ideia que traz resultados muito satisfatórios é meditar durante as suas micro pausas. Além de tranquilizar a mente, diminuir a ansiedade e acalmar a respiração, a meditação aumenta o foco.

Em outras palavras, 10 minutos se transformam em horas de trabalho muito mais saudáveis e produtivas!

3. Slikdesk 

Por fim, uma estratégia muito eficaz é investir na Slikdesk High, nossa mesa com regulagem de altura elétrica.

Com timer para te lembrar de alterar a posição e controlador LED digital com três memórias programáveis que gravam a altura desejada, a mesa é ideal para adotar a prática dos intervalos criativos. 

E aí, quer saber mais sobre como ter um setup que estimula a produtividade? 

Então conheça a Slikdesk High agora mesmo!