Entenda o que é e quais benefícios que uma stand desk traz para o trabalho e para a qualidade de vida do profissional.
Trabalhar sentado durante longos períodos é muito comum no mundo todo, mas isso também traz malefícios à saúde e ao bem-estar dos profissionais.
Uma das melhores soluções que se pode encontrar é investir em uma mesa para trabalhar em pé, também conhecidas como standing desk, stand desk ou sit to stand desks.
As standing desks dão a possibilidade de se ficar em pé durante o trabalho, melhorando a postura, além de trazer diversos benefícios para a saúde.
O que é standing desk?
Stand desk é uma mesa com regulagem de altura para que o trabalhador possa ficar em pé ao longo do seu período de trabalho.
Normalmente, esse tipo de mesa traz um mecanismo de regulagem de altura, permitindo, assim, ajustar a altura da mesa para ficar sentado ou em pé.
Segundo especialistas em ergonomia, e segundo a NR-17, existem uma série de requisitos para que o trabalho seja desempenhado com segurança e conforto para o corpo.
Ignorar os fatores de ergonomia pode trazer inúmeros problemas à saúde, como dores nas costas, dores nos ombros, desgaste da coluna, além de complicações mais severas.
Além disso, ficar muito tempo sentado também prejudica a circulação sanguínea, gera problemas cardíacos, contribui com o desenvolvimento de diabetes e aumenta a gordura corporal.
Segundo uma pesquisa da Jama Oncology, o sedentarismo aumenta também o risco de morte por câncer.
Quais os benefícios de uma standing desk?
A longo prazo, trabalhar em pé melhora a postura, elimina dores nas costas e ombros, além de ajudar a emagrecer, fortalecer músculos e ossos, melhorar a circulação sanguínea, entre outros benefícios.
Isso tudo sem falar na produtividade, que é comprovadamente maior para quem trabalha em pé.
Benefícios para a saúde
No tangente à saúde, ficar em pé ativa a circulação sanguínea, permitindo melhor oxigenação do cérebro, fortalecendo o coração e evitando problemas cardiovasculares.
Um estudo da universidade de Harvard com resultados publicados no blog Harvard Health Publishing revela que a queima de calorias é maior em pessoas que trabalham em pé.
Ou seja, alternar entre ficar de pé ou sentado contribui com a prevenção ao diabetes, com a perda de peso e com a saúde de forma geral.
Além disso, ficar em pé fortalece os músculos e ossos das pernas e das costas.
Por fim, trabalhar em pé diminui o risco de câncer, especialmente o de cólon e de mama.
Qualidade de vida no trabalho
A qualidade de vida no trabalho também melhora exponencialmente quando o profissional trabalha em pé.
Ficar em pé inibe o sono, que geralmente acompanha os profissionais que ficam muitas horas na frente do computador, sobretudo em home office.
Trabalhar em uma standing desk também ajuda a fortalecer a musculatura, trazendo benefícios para todas as áreas da saúde.
A disposição e a criatividade ficam mais aguçadas em quem trabalha numa standing desk, já que o ritmo de oxigenação do cérebro é mais intenso.
Resumidamente, trabalhar em pé requer um gasto maior de energia, permitindo que o corpo descanse melhor durante a noite.
Ergonomia: Postura, diminuição de dores e redução no risco de doenças ocupacionais
Um dos grandes problemas de quem trabalha sentado o dia todo são as dores nas costas e nos ombros.
Elas são comuns e costumam aparecer devido à má postura durante o trabalho.
Além disso, doenças ocupacionais relacionadas ao sedentarismo são evitadas ao trabalhar em uma standing desk.
Você não precisa ficar em pé o tempo todo, mas sim a maior parte do tempo, variando entre ficar sentado e em pé quando estiver cansado.
Em pé, fica muito fácil assumir a postura correta, pois você não depende de uma cadeira para isso.
Ganho de produtividade
Sabe aqueles dias em que parece que, por mais que você tenha dormido a noite toda, o sono não vai embora? Isso tem relação com a postura e a ergonomia.
Quando você trabalha em uma postura que é desconfortável para seu corpo, mesmo que inconscientemente, o cérebro envia um sinal na tentativa de fazer com que você mude para outro lugar.
Assim, vem o sono, a distração e a vontade de mudar de posição. Trabalhar em pé te permite se manter mais focado, aumentando sua produtividade ao eliminar todos esses problemas.
Dinamismo no trabalho
É muito difícil passar pelo dia de trabalho se você tiver que ficar sentado exatamente no mesmo lugar, na mesma posição o tempo todo.
Involuntariamente, você começa a procurar motivos para se distrair, para se levantar e deixar o trabalho para depois.
Uma standing desk pode ajudar a trazer mais dinamismo para o trabalho, já que permite que você ajuste a altura da mesa para trabalhar sentado ou em pé.
A variação entre as duas posições é o que faz com que o dia passe mais rápido e que você não perceba.
Adequação NR-17
A NR-17 é a norma técnica que governa a ergonomia no trabalho. Se você tem uma estação de trabalho, seja em casa ou na empresa, é obrigatório seguir os padrões de ergonomia apresentados por esta norma.
A norma determina, por exemplo, que os cotovelos devem ficar em posição de 90º em relação aos quadris.
O monitor deve estar na altura dos olhos, sem a necessidade de olhar para cima ou para baixo.
Além disso, as costas devem estar eretas e as plantas dos pés completamente em contato com o chão. Uma standing desk cumpre todos esses requisitos.
Modelos de standing desk
Existem inúmeros modelos de standing desk para que você comece a trabalhar em pé com conforto e qualidade de vida.
Você encontra tanto modelos com regulagem manual quanto automatizada.
A grande vantagem dos modelos com regulagem automatizada é poder ajustar a altura da mesa rapidamente, com o apertar de um botão, ou um toque no touchscreen.
Um ótimo exemplo de mesa com regulagem de altura automatizada é a Slikdesk High.
Ela é construída em aço carbono e tem pintura em pó eletrostática, proporcionando durabilidade, qualidade e resistência à oxidação.
Comece a trabalhar em pé e aproveite os inúmeros benefícios de uma standing desk.