Um suporte de gabinete, que podem ser conhecidos popularmente como “suporte de cpu”, são acessórios utilizados para proteger o gabinete do seu PC, seja da umidade, poeira ou de outros obstáculos.
Os gabinetes contém as partes mais sensíveis e caras do seu computador, então utilizar um suporte que possa proporcionar mais segurança e proteção é algo que você deve levar em consideração na hora de pensar no seu setup.
Nesse artigo vamos entender melhor sobre esse acessório e como escolher a melhor opção.
O que você vai encontrar neste artigo:
“Suporte de CPU” ou "Suporte de Gabinete", qual o correto?
Na verdade é algo bem simples de entender. O CPU (Unidade Central de Processamento) é apenas uma parte do computador.
O gabinete, por outro lado, é a caixa que abriga todos os componentes do computador, incluindo a CPU, a placa-mãe, a memória e assim por diante.
Assim, quando as pessoas se referem ao “suporte de CPU”, na verdade estão se referindo ao suporte para o gabinete do computador.
Isso ocorre porque o gabinete é a parte mais visível e reconhecível do computador para a maioria das pessoas, então é comum usar “CPU” de forma genérica para se referir ao conjunto todo.
No entanto, em termos técnicos, é mais preciso chamar esse suporte de “suporte de gabinete” ou “suporte para o gabinete do computador” para evitar confusão.
Quais os tipos de suportes de gabinete que existem?
Você irá encontrar vários tipos diferentes de suportes disponíveis para comprar. Abaixo vamos detalhes algumas das principais características, diferenças, benefícios e desvantagens.
Suporte de chão
Como o próprio nome já diz, são suportes utilizados para que o seu gabinete não precise ficar em contato direto com o chão. Podem ter rodízios para facilitar na hora de movimentar seu equipamento. Você pode encontrar em madeira ou metálicos.
👍 Vantagens: Oferecem estabilidade, especialmente se possuem uma base larga. Podem ter rodízios para facilitar o movimento. Mantêm o gabinete fora do chão, facilitando a limpeza e reduzindo a entrada de poeira.
👎Desvantagens: Podem ocupar espaço no chão, o que pode ser um problema em ambientes pequenos ou com layout apertado.
Suporte de mesa ou “underdesk”
São os suportes instalado na parte de baixo da mesa. Trazem ainda mais proteção da poeira e umidade, por deixar o equipamento bem longe do chão e paredes. Além de proporcionar uma estética mais minimalista ao setup, ajudando a esconder os cabos.
👍Vantagens: Liberam espaço no chão e na mesa, mantendo o gabinete fora do caminho. Alguns modelos possuem funções deslizantes para facilitar o acesso aos cabos e portas de entrada..
👎Desvantagens: Podem interferir no espaço para as pernas sob a mesa, dependendo do design e da altura do seu gabinete.
Suporte de parede
São opções de suporte para instalar na parede. O principal objetivo é liberar espaço na mesa e no chão, utilizando um espaço que normalmente ficaria vazio. Com os gabinetes mais “estéticos”, como o caso de gabinetes gamers, essa pode ser uma boa opção para servir tanto como proteção e decoração do ambiente.
👍Vantagens: Mantêm o gabinete fora do chão e liberam espaço no chão e na mesa. São ideais para ambientes onde o espaço é limitado. Podem agregar ao visual do espaço.
👎Desvantagens: Exigem perfuração na parede para instalação, o que pode ser um inconveniente. A capacidade de peso pode ser limitada dependendo do modelo e da parede. Em alguns casos a umidade da parede pode afetar o equipamento.
Resumindo, cada tipo de suporte de gabinete tem suas próprias vantagens em termos de espaço, acessibilidade e estabilidade. A escolha do tipo adequado vai depender das suas necessidades e escolhas estéticas.
O que é gabinete Mini Tower, Mid tower e Full tower? Qual escolher?
Os termos “mini tower”, “mid tower” e “full tower” são usados para descrever o tamanho e a capacidade dos gabinetes de computador.
Os gabinetes Mini Tower (ou Mini Torre) são compactos, ocupam menos espaço, mas ao mesmo tempo possuem menos espaço interno para componentes e geralmente são usados em PCs mais simples que não possuem componentes tão complexos.
As medidas podem variar, mas em geral possuem uma altura entre 30-40 cm, largura de 15-20 cm e profundidade entre 30-40 cm.
Já os Mid Tower (Torre Média) são os gabinetes mais comuns, e oferecem um bom equilíbrio entre tamanho e capacidade.
Geralmente possuem espaço suficiente para a maioria dos componentes de hardware padrão e oferecem uma boa quantidade de espaço para ventilação e resfriamento.
As medidas mais comuns de gabinetes Mid Tower consideram uma altura de 34-50 cm, largura de 15-25 cm e profundidade entre 40-50 cm.