Aprenda a montar um setup para produtividade e com facilidades que farão a diferença no dia a dia do seu trabalho.

Para quem trabalha em casa, é fundamental ter uma boa estação de trabalho e aumentar a produtividade.

Com foco na produtividade, conheça agora algumas dicas sobre como montar um setup. 

A Importância da Produtividade

Quem trabalha em casa acaba fazendo inúmeras atividades durante o expediente, incluindo as sem relação ao trabalho. Esse desvio de foco reduz a produtividade e pode prejudicar a rotina de um profissional.

 

A tecnologia é uma grande aliada para quem deseja se organizar a fim de ser mais produtivo. E quando nos referimos a tecnologia, estamos indo muito além das ferramentas de organização de tempo e tarefas. 

Nesse caso, é fundamental contar, também, com um mobiliário e periféricos que fazem a diferença na jornada diária. 

 

Além disso, é fundamental considerar questões como ergonomia, limpeza, conforto e organização. 

Como Montar um Setup Produtivo – O Que Não Pode Faltar

Montar um setup produtivo e que colabore para uma rotina de trabalho mais leve e confortável pode ser mais fácil do que imagina. Confira alguns pontos a considerar ao montar o seu:

Organização e Conforto

Conforto sempre será importante quando o assunto for trabalho no escritório, seja na empresa ou em casa. Se você não se sentir confortável, seu corpo automaticamente encontrará motivos para sair da posição, se levantar ou simplesmente abandonar as atividades.

 

Esses motivos incluem dores, cansaço, sono, pensamentos repentinos, sede e até fome. Parte disso tem ligação com o nosso conforto no trabalho.

Por isso, observe bem os móveis, ambiente, iluminação, climatização, decoração e sons.

 

Existem alongamentos que podem ajudar quem trabalha sentado no escritório a melhorar o conforto.

Ergonomia

Sem ergonomia, a produtividade é prejudicada. Toda empresa deve garantir as condições ergonômicas, que participam da segurança do trabalho (NR-17).

 

Dores, lesões, excesso de esforço e queda de produtividade podem ser causadas pela ausência de um ambiente ergonomicamente ideal. Portanto, não adianta montar um setup produtivo se não tiver ergonomia.

 

Sendo assim, é possível melhorar a produtividade no trabalho com ergonomia. Veja abaixo algumas dicas quanto a isso.

 

1. Mesa com regulagem de altura

Uma mesa com regulagem de altura com espaço para todos os seus objetos é o melhor tipo para montar um setup produtivo. Se montar um setup com duas telas, vai precisar de mais espaço para acomodá-las, por exemplo.

 

Esse tipo de mesa é projetada para evitar que o usuário se machuque ou trabalhe de forma desconfortável. Seu objetivo é prevenir lesões comuns, como por esforço repetitivo, dor de cotovelo, dor nas costas e dor de pescoço.

 

A melhor coisa sobre essas mesas é sua regulagem automática de altura. Basta tocar no display e sua mesa irá subir ou descer até a posição que você definiu.

Assim, você pode respeitar suas medidas, evitando dores nas costas e podendo até trabalhar em pé, gerando diversos benefícios.

 

2. Cadeira Ergonômica

Assim como a mesa, a cadeira é uma peça de extrema importância para um setup produtivo.

 

Em seu caso, deve ter regulagens para:

  • Altura do assento;
  • Altura dos apoios de braço;
  • Altura do encosto;
  • Inclinação do encosto.

 

Há outros modelos com regulagens adicionais, como rotação dos apoios de braço.

O mais importante é que a cadeira deve se ajustar ao seu corpo, e não o contrário.

 

3. Monitor

É recomendável escolher um monitor com regulagem de altura, que facilitará na questão ergonômica. A altura ideal do monitor é medida pelo alinhamento do topo da tela com os olhos em posição natural.

 

Você pode também optar por dois monitores. Suas principais vantagens incluem aumentar a área útil, organizando melhor a rotina.

Além de uma maior área de trabalho, permite uso prático de múltiplos softwares, como um editor de imagens e leitor de documentos, ou um sistema de streaming e jogos.

 

4. Suporte para Monitor

Adicionalmente, um suporte para o monitor pode deixá-lo ainda mais livre.

Além de ficar mais espaço embaixo do monitor, você ainda consegue ajustar seu ângulo, inclinação, distância e altura.

 

5. Tapete Ergonômico

Tapetes ergonômicos são desenvolvidos para reduzir o cansaço nos pés, nas atividades onde o indivíduo permanece em pé sobre o piso, por exemplo, por longos períodos.

 

É para isso que serve o tapete ergonômico. Com sua função anti-fadiga, ele conforta os pés e diminui o impacto dos membros inferiores do corpo mesmo diante de longas jornadas em pé. 

 

Agora que você já sabe como adicionar mais produtividade ao seu setup, conheça os benefícios de trabalhar em pé!