Veja no post de hoje 5 dicas para home office que vão melhorar sua vida, seu trabalho e seu desempenho.

 

O home office se tornou muito mais proeminente do que já era quando chegou a pandemia do Covid-19. 

Inúmeras empresas optaram por manter seus colaboradores trabalhando dentro de casa, para viabilizar o distanciamento social e ter menos riscos de infecção entre os colaboradores.

Porém, é fundamental deixar claro que trabalhar em casa requer alguns cuidados especiais, principalmente com ergonomia e ambientação. 

No post de hoje, você vai ver algumas dicas de home office para deixar seu ambiente mais adequado e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

 

O home office após a pandemia 

No momento em que este artigo foi escrito, a pandemia ainda estava acontecendo. De qualquer forma, já era possível prever como seria o cenário pós-pandêmico no que diz respeito às atividades profissionais em casa.

Cada vez mais as empresas enxergam os benefícios de deixar os colaboradores trabalhando de casa, chamando-os para a empresa apenas quando for realmente necessário.

Além disso, diversas companhias já alegaram interesse em manter os funcionários em home office mesmo após o fim da pandemia. 

Assim, será necessário investir cada vez mais para criar um ambiente de trabalho propício, confortável e produtivo no dia a dia.

 

Qual o impacto da qualidade de vida no trabalho e na produtividade? 

Qualidade de vida significa ter suas necessidades atendidas de maneira satisfatória ou melhor.

No trabalho, isso acontece quando, apesar de ter que desempenhar suas funções da forma exigida, você ainda consegue manter o equilíbrio entre seu corpo, mente e espírito.

É muito importante lembrar da saúde física e mental, essenciais para que os colaboradores trabalhem remotamente.

Dependendo do quão boa for a qualidade de vida, ela pode influenciar na produtividade para mais ou para menos.

Atividades profissionais desgastantes, que impactam na qualidade de vida de forma negativa, podem gerar um profissional menos produtivo. 

Por outro lado, o bem-estar favorece o desempenho no trabalho.

O segredo, então, está em buscar a melhor qualidade de vida possível no home office, a fim de potencializar a produtividade.

Dessa forma, apesar de estar trabalhando em casa, o profissional ainda é tão produtivo quanto era na empresa.

 

5 Dicas de home office para turbinar seu desempenho 

Há oportunidades bastante viáveis para aumentar o desempenho no home office.

Para te ajudar, trouxemos 5 dicas para home office que vão transformar sua rotina.

 

1 – Cadeira ergonômica 

Ergonomia é um ponto-chave na qualidade de vida no trabalho para todo mundo. É impossível focar em suas atividades se você estiver desconfortável.

Dores nas costas, ombros e pescoço são comuns quando não se tem uma cadeira adequada.

Portanto, a primeira dica para home office que podemos te dar é investir em uma cadeira ergonômica.

Esse tipo de cadeira possui regulagens de altura, inclinação do encosto, altura do encosto, altura dos apoios de braço, entre outras.

Tudo isso serve para manter seu corpo posicionado da forma como deve estar, segundo a NR 17.

Inclusive, temos um outro post com tudo que você precisa saber sobre ergonomia no trabalho.

 

2 – Mesa com regulagem de altura 

Escolher uma boa mesa para o home office vai fazer toda a diferença. 

A mesa com regulagem de altura tem uma função principal: permitir que você trabalhe em pé.

Sim, em pé! Você pode até pensar que não faz sentido de primeira, mas se parar para analisar, vai perceber que é uma excelente opção.

Durante o horário de trabalho, ficar sentado o tempo todo traz malefícios à saúde. Mesmo se você tiver um horário fixo de pausas, ainda deve se movimentar mais.

Posicionado em pé, você consegue manter a coluna ereta, os pés bem apoiados no chão, os cotovelos alinhados com os ombros e o corpo todo fica mais harmônico.

O ideal é alternar entre trabalhar sentado e em pé. Essa é uma das melhores dicas para home office que podemos te dar.

 

3 – Climatização 

Trabalhar em um ambiente muito quente ou muito frio é trabalho difícil e (com o perdão do trocadilho) suado.

Quem tem dificuldades com o frio geralmente desenvolve doenças respiratórias que podem atrapalhar constantemente, como a rinite.

Já quem não gosta muito do calor, pode se sentir cansado e improdutivo diante de um ambiente sem ventilação ou refrigeração.

Se for preciso, instale um aparelho de ar condicionado em casa para balancear as coisas.

Existem dois tipos, sendo um que somente esfria, e um que também possui a função de aquecer.

Se não puder investir em um aparelho como este, procure outras formas de melhorar a climatização, como ventiladores, cortinas, tapetes e roupas confortáveis.

 

4 – Iluminação 

Mais uma das mais importantes dicas para home office é quanto à iluminação, e não estamos falando somente da iluminação principal do seu escritório.

Esta deve ser clara, tanto quanto possível, para iluminar muito bem o ambiente, evitando que seus olhos fiquem cansados.

Entretanto, tome cuidado também com a iluminação do seu monitor. Ela não deve ser forte em excesso, ou pode causar problemas de visão e cansaço.

Por fim, se você precisa fazer algo em sua mesa constantemente, invista em uma luminária que foque mais a iluminação sobre o que você está fazendo.

 

5 – Apoio para pés 

Por fim, a última das dicas para home office é sobre os pés. Apesar de investir em cadeiras ergonômicas, muita gente se esquece deste item crucial.

Deixar os pés suspensos ou tocando o chão somente com a ponta dos dedos é um erro que pode levar a graves problemas de saúde.

O correto é ter a planta dos pés alinhada com a superfície, sem que eles façam esforço, e sem que a coxa seja pressionada demasiadamente na cadeira.

Para isso, existem os apoios para pés. Alguns possuem regulagem de altura, permitindo encaixá-los melhor em suas necessidades.

 

Para finalizar 

Criar um ambiente de trabalho propício é mais do que uma preocupação para quem trabalha em home office. É um dever para com sua saúde.

Se você negligenciar a qualidade de vida no trabalho, pode começar a perceber uma dorzinha aqui, outra ali e, quando se dá conta, já está precisando de um ortopedista.

É muito melhor evitar esse tipo de situação garantindo maior adaptabilidade, certo?

Afinal, você não sabe quanto tempo ainda vai passar em home office.

No mais breve dos cenários, você estará investindo em um local adequado para ficar ao computador sempre que precisar, sem se preocupar com dores ou problemas de coluna.

E, no mais longo dos cenários, você estará criando um ambiente de trabalho perfeito, que melhora muito sua produtividade e te dá mais energia para enfrentar o dia.

Não se esqueça de interagir com outras pessoas, seja por meio das redes sociais, vídeo-conferências ou mandando mensagens. Trabalhar em casa pode ser bastante solitário e a interação humana é importantíssima para a saúde mental.

Lembre-se de que trabalhar em pé é uma das melhores dicas para home office que podemos te dar.

Inclusive, aproveite para conhecer alguns modelos de mesas com regulagem de altura. 

Neste link você pode conhecer e comparar entre os três modelos de mesa com regulagem de altura com propriedades diferentes que podem compor qualquer home office.