Descubra qual a medida certa da altura da mesa de escritório para trabalhar confortavelmente e acabar com as dores nas costas.

 

Ao montar uma estação de trabalho, seja em casa ou na empresa, uma das dúvidas mais frequentes é referente à altura ideal da mesa de escritório.

Dependendo da configuração do mobiliário, como altura da mesa, assento da cadeira, apoio do braço, entre outros, pode haver desconforto, dores nas costas, pernas e braços, e até condições mais graves que surgem ao longo do tempo.

Então, para te ajudar, vamos falar sobre a altura da mesa de escritório.

 

Altura ideal da mesa de trabalho: qual a importância?

Segundo a NR-17, o trabalhador deve ser capaz de manter uma postura ereta, com joelhos dobrados formando um ângulo de 90º, cotovelos apoiados e cabeça olhando para frente, sem precisar curvar o pescoço para baixo ou para cima.

As mãos devem ser capazes de alcançar o teclado e o mouse com naturalidade.

Se a altura da mesa de escritório não estiver ajustada corretamente, o profissional não conseguirá atender a estes requisitos.

Além de garantir mais qualidade de vida no trabalho, a altura ideal da mesa ajuda a prevenir doenças ocupacionais, desgaste da coluna, dores nas costas, ombros e pescoço, além de ser requisito obrigatório nos termos da NR-17.

 

Ergonomia, saúde, bem-estar e produtividade

Ergonomicamente falando, os ajustes de altura devem ser levados em consideração.

A altura da mesa de escritório influencia diretamente sobre a saúde ocupacional do trabalhador, seu bem-estar e também tem impactos sobre sua produtividade.

Ninguém consegue ficar muitas horas trabalhando em uma posição desconfortável.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Ciências Médicas de Matanzas, a má postura no trabalho pode prejudicar a saúde, o funcionamento do corpo e a qualidade de vida.

Por isso, é fundamental prestar atenção na altura da mesa de escritório na hora de ajustar sua estação de trabalho.

 

Regulando a mesa na altura certa

Segundo o fisioterapeuta Álvaro Peçanha, especialista em ergonomia, prevenção e tratamento de lesões ortopédicas, não existe uma altura padrão para a mesa de trabalho que seja universal.

Isso depende muito de pessoa para pessoa, já que cada um tem uma altura diferente.

Não adianta dizermos, por exemplo, que altura mínima da mesa é 65 cm ou 70 cm, nem que os apoios de braços devem ter 24 cm ou 26 cm.

Para cada pessoa, essas medidas serão diferentes.

A regra é seguir o fundamento dos 90º. As costas devem estar retas, com o quadril a 90º, os joelhos a 90º e, então, a altura da mesa deve ser regulada para que os cotovelos também fiquem a 90º e apoiados.

A altura do assento e a altura do apoio de braços devem estar em harmonia para que tudo se encaixe.

 

A posição correta da cadeira de escritório

A posição correta da cadeira de escritório

Ainda segundo Álvaro Peçanha, a posição correta da cadeira de escritório é aquela em que o trabalhador fica confortável.

As costas devem estar eretas, as plantas dos pés devem conseguir encostar firmemente no chão e os joelhos devem fazer um ângulo de 90º com os quadris.

Às vezes, pode ser necessário utilizar um apoio de pés para que eles fiquem em posição natural, porém, mais elevada.

É por esses detalhes que é importante verificar pessoalmente a cadeira que se pretende adquirir, experimentando-a no ato da compra.

 

Mesa adequada para trabalho remoto

No ambiente de trabalho, além de apoiar equipamentos, documentos e utensílios, a mesa deve cumprir alguns requisitos de ergonomia.

Os cotovelos devem ficar apoiados, ou na cadeira, ou na mesa, em um ângulo reto (90º).

Além disso, o monitor deve ficar na altura dos olhos, no eixo visual vertical, e centralizado no eixo visual horizontal.

Não existe uma altura média que sirva para todo mundo, mas o recomendado é montar seu home office de acordo com o conforto, independente da altura em si.

 

O que saber antes de escolher uma mesa?

É necessário que você verifique a altura da mesa de trabalho antes da aquisição.

Dependendo do seu espaço e das condições adequadas para o seu corpo, uma mesa de escritório pode servir e outra não.

Nunca tome sua decisão sem antes verificar as medidas da mesa, garantindo que tudo esteja de acordo com as suas necessidades pessoais.

Além disso, também é importante verificar os modelos diferentes das mesas, pois existem modelos com tecnologia avançada que podem ser extremamente úteis em momentos como este.

É o caso, por exemplo, das mesas com altura ajustável. Vamos falar sobre elas a seguir.

 

Mesa com regulagem de altura

Se a altura da mesa de escritório é importante, então uma mesa com regulagem de altura é tudo que você precisa.

Contemplando alturas mínimas e máximas de acordo com a média de altura dos brasileiros, essas mesas conseguem se ajustar à altura ideal para cada pessoa.

Além disso, também é possível elevá-las para trabalhar em pé, o que auxilia o corpo a variar as posições e descansar de ficar muito tempo sentado.

Você encontra mesas com regulagem de altura tanto manual quanto automatizada, encaixando-se melhor na sua necessidade.

 

Regulagem manual

A mesa com regulagem de altura manual é uma solução mais em conta para quem não pode investir muito, mas ainda precisa incluir a ergonomia no ambiente de trabalho.

Ela funciona por meio de uma manivela que eleva ou abaixa a altura do tampo, permitindo que você trabalhe em pé ou sentado na altura correta.

Um bom exemplo de mesa com regulagem manual é a Slikdesk Light Way.

Com 47 cm de curso, ela vai de 74 cm a 121 cm. A fabricação em aço carbono e a pintura a pó eletrostática garantem durabilidade, qualidade e protegem contra a oxidação.

 

Regulagem automatizada

Existem também as mesas com regulagem elétrica que facilitam ainda mais a rotina do trabalhador.

A altura da mesa de escritório pode ser ajustada automaticamente com um toque no touchscreen da Slikdesk High.

Você mesmo programa os estágios de altura que precisa, em um curso de 66 cm, variando entre 62 cm e 128 cm de altura.

Ao longo do dia, basta selecionar a predefinição desejada e a Slikdesk High se ajustará automaticamente a ela.

Ainda possui sensor de segurança anticolisão e trava de segurança, bem como a alta durabilidade e qualidade esperadas.

Agora que você sabe como ajustar a altura da mesa de escritório, já entendeu o quão importante é uma mesa com regulagem de altura para seu ambiente de trabalho.