O conceito de Lean Startup vem se popularizando como um modelo de negócios cada vez mais sólido.

Diante do mercado competitivo e dos riscos envolvidos na abertura de uma empresa, o empreendedor deve garantir que a entrada de recursos aconteça da forma mais rápida possível.

Caso contrário, mesmo com um plano de negócios, pode chegar o momento em que a empresa não consegue mais se sustentar.

Além disso, muitas startups falham por atuarem fora de seu mercado, ou porque não conseguem competir com seus concorrentes.

É aí que a metodologia Lean Startup pode fazer a diferença. Hoje, você aprenderá o que ela significa e como colocá-la em prática.

 

O que é Lean Startup?

Lean Startup ou Startup Enxuta é uma metodologia de criação de startups focada no rápido aprendizado e na adaptação.

O método Lean Startup começou como uma forma de identificar e eliminar desperdícios nos processos de uma empresa, melhorando sua eficiência.

Entretanto, o pesquisador da Harvard Business School, Eric Ries, adaptou esse método para incluir empresas de todos os ramos e portes, abrangendo tópicos como marketing, tecnologia e gestão.

Assim, fazem parte da metodologia conceitos como Produto Mínimo Viável (MVP), Pivotagem e Desenvolvimento Simultâneo de Clientes e Produtos.

 

Por que as startups falham?

Segundo um estudo da CB Insights, existem 12 principais motivos pelos quais as startups falham:

  1. Ficou sem dinheiro ou não conseguiu levantar novo capital: 38%
  2. Produto ou serviço sem mercado: 35%
  3. Não conseguiu competir com a concorrência: 20%
  4. Modelo de negócios defeituoso: 19%
  5. Desafios legais ou regulatórios: 18%
  6. Problemas com preços e custos: 15%
  7. Problemas para montar a equipe certa: 14%
  8. Produto mal cronometrado: 10%
  9. Produto lançado na hora errada: 8%
  10. Desarmonia entre equipe e investidores: 7%
  11. Pivot deu errado: 6%
  12. Burnout: 5%

O objetivo do Lean Startup é aprender com esses erros o mais rápido possível e transformar os rumos de uma empresa em busca do sucesso.

 

Como funciona o Lean Startup?

Abaixo, vamos mostrar como funciona a metodologia e seus principais tópicos.

 

MVP – Minimum Viable Product

A sigla MVP pode ser traduzida como Produto Mínimo Viável. Basicamente, essa estratégia consiste em lançar um novo produto com o mínimo de investimento possível.

A finalidade é testar o produto antes de um grande investimento, evitando perdas e prejuízos.

Nesse sentido, o MVP é uma versão mínima desse produto, apenas com as funcionalidades necessárias para que ele cumpra a sua função.

Assim, torna-se possível testar a eficiência do produto, sua usabilidade, aceitação no mercado, comparação com a concorrência, entre outras validações.

Somente depois dessa etapa é que o produto volta a ser desenvolvido e aprimorado, para que seja lançado oficialmente, com investimento em marketing e tudo o mais.

 

Pricing, Monetização e ROI

Esses são três conceitos importantes que ajudam a manter sua startup em bases mais firmes.

 

Pricing

Pricing é uma estratégia de precificação inteligente. Não basta apenas fazer os cálculos para saber quanto cobrar por um produto ou serviço, é preciso entender os tipos de estratégias de preços.

Assim, uma Lean Startup pode tomar diversos caminhos. O preço premium é um deles, onde o alto preço demonstra exclusividade e produtos com grandes diferenciais.

Há também os preços para penetrar no mercado, que são mais atrativos em um primeiro momento e tendem a estabilizar a empresa com o passar do tempo.

Já os preços baixos focam em minimizar os custos com produção, marketing e logística, a fim de oferecer preços muito atrativos aos clientes.

Outra estratégia são os preços psicológicos, onde a empresa faz algo parecer mais barato. Por exemplo: ao invés de cobrar R$ 50,00, cobra-se R$ 49,90.

Por fim, o preço por pacote pode ser oferecido quando o cliente compra mais de uma unidade ou produtos semelhantes que, juntos, ficam mais baratos.

 

Monetização

Além do pricing, também é importante saber como monetizar a sua startup. A monetização é o tipo de cobrança que você vai exercer no mercado.

Isso pode ser feito de várias formas, mas aqui estão alguns exemplos de como monetizar uma startup pela internet:

  • Freemium: junção do “free” (gratuito) com “premium”. A empresa lança uma versão gratuita do seu produto, mas cobra um valor se o cliente quiser a versão mais completa ou melhorada;
  • Assinaturas: a empresa cobra um valor mensal para acesso às suas soluções, serviços ou produtos;
  • Download de aplicativos: lojas de aplicativos como App Store e Google Play repassam, em média, 70% do valor cobrado pelo aplicativo às empresas que os desenvolvem.

 

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Depois que o produto é vendido, você precisa analisar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) para saber se teve bons resultados ou não.

A fórmula do ROI é:

ROI = [( ganhos – investimento ) / investimento] x 100

Porém, somente o resultado do cálculo não vai te dizer se foi um bom retorno ou não. É necessário analisar a situação de acordo com as expectativas de cada situação.

 

Pivotagem

Pivotar é uma estratégia utilizada para mudar o foco ou direcionamento de uma empresa.

A palavra “pivot”, em inglês, significa “girar” ou “mover-se em torno do próprio eixo”.

É basicamente isso que uma Lean Startup deve fazer quando surge a necessidade.

A pivotagem é parar de ir em determinada direção, fixar em sua base o que está dando certo e girar para enxergar outras oportunidades.

Um bom exemplo é o YouTube, que começou em 2005 como uma plataforma de relacionamentos, onde os usuários poderiam fazer vídeos para conhecer uns aos outros.

Porém, após alguns dias sem nenhuma postagem, os fundadores decidiram pivotar: abriram a plataforma para uploads de qualquer tipo de vídeo, e o sucesso foi quase instantâneo.

Hoje, o YouTube, que agora pertence ao Google, fatura mais de US$ 15 bilhões por ano.

 

Lean Transformation Framework (LTF)

Após testar hipóteses no desenvolvimento de produtos, analisar métricas acionáveis e observar o ciclo de feedback do cliente, é muito provável que mudanças precisem ser implementadas.

O Lean Transformation Framework é um modelo de transformação enxuta. Seguindo os mesmos princípios do Lean Startup em si, essa é uma forma de operar mudanças e transformações economizando recursos e processos.

A metodologia LTF se baseia em cinco pontos:

  1. Abordagem situacional: que problema estamos tentando resolver?
  2. Melhoria de processos: como podemos melhorar o trabalho de forma contínua, real e prática?
  3. Desenvolvimento de capacidade: como podemos melhorar a capacidade de todas as pessoas de forma sustentável?
  4. Liderança responsável: que comportamentos e sistemas de gestão são necessários para apoiar essa mudança?
  5. Pensamento básico, mentalidade e suposições: quais formam a cultura e estão guiando essa transformação?

 

Concluindo

O conceito de Lean Startup vai muito além de fazer um plano de negócios e segui-lo cegamente. 

É necessário realizar análises periodicamente, testar produtos antes de investir pesado neles, entender a dinâmica de precificação inteligente, monetização e retorno sobre investimento, além de ter pensamento crítico para saber quando mudar.

Além de tudo isso que apresentamos aqui, existe outro detalhe importante.

É muito comum que startups comecem dentro de casa e permaneçam nesse ambiente durante um longo tempo.

Tendo isso em mente, você precisa garantir que o espaço físico no qual está trabalhando é adequado, ergonômico e confortável.

Caso contrário, as dores, incômodos e cansaço podem impedir que você alcance seu verdadeiro potencial.

Por isso, preparamos alguns outros conteúdos importantes que vão te ajudar a deixar tudo em ordem para poder começar a sua Lean Startup:

Qual a altura ideal da mesa de escritório?

Como montar um setup produtivo?

Quais são os benefícios da mesa com altura ajustável?