Produtividade, satisfação e um bom clima organizacional estão entre os benefícios de um ambiente de trabalho agradável.

 

Criar um ambiente de trabalho agradável é importante para uma organização, pois estimula os colaboradores a estarem mais satisfeitos e dispostos. 

Desta maneira, os funcionários são mais produtivos, proativos, criativos e, assim, acabam influenciando positivamente os resultados da empresa.

No post de hoje, você verá quais são os benefícios de contar com um local de trabalho aconchegante, confortável e visualmente estimulante.

 

Veja o exemplo dos espaços de descompressão

Com a pressão do dia a dia, os colaboradores precisam de momentos de pausa para relaxarem e retornar ao trabalho revigorados. 

Para tanto, empresas inovadoras como Google, Microsoft e Apple, contam com o auxílio de espaços que estimulem esses momentos de descompressão.

 

Área de relaxamento do Google

Área de relaxamento do Google

 

Esses ambientes de trabalho descontraídos e com estímulos para a criatividade não são exclusivos dessas grandes empresas globais. 

Essa tendência também vem ganhando espaço no cenário nacional, onde pequenas empresas brasileiras vêm adotando essa mesma estratégia.

Ambientes informais com estímulos à descompressão e à criatividade ajudam no aumento da qualidade de vida de seus colaboradores.

 

Área de convivência no Google

Área de convivência no Google

Impacto da decoração

A estratégia de usar paredes coloridas e espaços sem divisórias e atrativos para relaxamento não é apenas uma questão estética. 

Os benefícios dessas práticas são percebidos no desenvolvimento de criatividade, em melhora do engajamento do time, comunicação e socialização. 

Além disso, a capacidade de concentração também aumenta e a produtividade do time tende a aumentar junto.

Contar com uma boa decoração no espaço de trabalho é essencial. Se o trabalho não é tão formal a ponto de requerer a ausência de qualquer resquício de cor, use isso a favor da empresa.

 

Conforto físico e psicológico

É fato que as pessoas passam a maior parte do tempo diário no ambiente de trabalho.

Por isso, cada vez mais a empresa é o foco de nossas vidas. O funcionário é uma peça essencial de toda organização.

Sendo assim, torna-se imprescindível garantir o bem-estar e o conforto, para que esse funcionário consiga desenvolver um bom trabalho e permanecer no espaço durante seu expediente.

Uma estratégia por parte das organizações é a renovação de seus métodos para alcançar resultados na satisfação da sua equipe, com mudanças no ambiente de trabalho. 

Os principais aspectos que devem ser considerados ao projetar um ambiente de escritório agradável são o conforto físico e o conforto psicológico.

 

Conforto físico

Desta forma, investir no conforto físico dos colaboradores é investir na melhoria ergonômica do ambiente de trabalho para que seja adequado às características e necessidades do colaborador. 

Deve-se zelar pela ergonomia nos móveis para atender às necessidades de quem usa o ambiente. 

Isso inclui móveis e utensílios com medidas adequadas que facilitem uma boa postura, o conforto dos olhos, bem como o apoio dos pés e mãos para prevenir problemas de saúde.

Criar um ambiente de trabalho saudável é indispensável e isso inclui inúmeros fatores.

 

Conforto psicológico

Para o conforto psicológico, a estética do lugar se torna importante, pois expressa a personalidade do espaço, interferindo diretamente no bem-estar e identificação dos colaboradores que utilizam o ambiente.

Dar a opção de personalizar a mesa de trabalho com objetos decorativos, pertences e fotografias pessoais desenvolvem um ambiente mais acolhedor, aconchegante e pessoal. 

Os ambientes mais intimistas auxiliam os colaboradores a se sentirem mais confiantes, motivados e se identificarem mais com o ambiente de trabalho.

Além disso, ter um ambiente físico seguro, confortável e aconchegante é imprescindível para promover a socialização e criar espaços de convívio entre os colaboradores. 

Criar espaços informais, além das mesas de escritórios, não só torna ambientes mais agradáveis e sociáveis para os momentos de pausa e descompressão, como contribui com o incentivo à colaboração e a troca de conhecimento na busca por soluções mais criativas.

 

Produtividade e retenção de talentos

Quando se pensa em eficiência no trabalho e resultados alcançados, normalmente associa-se a empresa e o comprometimento com o resultado final. 

Raramente, pensa-se sobre como os aspectos do ambiente de trabalho podem interferir na produtividade da equipe como um todo. 

Porém, essas tendências de investimento em ambientes de trabalho comprovam que as empresas já perceberam os benefícios de um ambiente de trabalho agradável.

Assim, cada vez mais organizações começam a investir no conforto, segurança e bem-estar dos seus colaboradores para o aumento da produtividade, motivação da equipe, soluções e inovações criativas. 

O bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável são importantes para as empresas reterem seus grandes talentos e conquistarem melhores resultados.

Por outro lado, ambientes que não se preocupam em agradar quem faz parte deles, começam a perder grandes profissionais para o mercado.

 

Devemos nos lembrar que somos seres humanos

Muitas pessoas pensam que a aparência do ambiente de trabalho não é essencial para desenvolver as atividades.

São pensamentos condicionados pela tradição das paredes sem cor, divisórias sem vida e mobiliário desconfortável.

Devemos nos lembrar de que ainda somos seres humanos e, dessa forma, precisamos sim de conforto e aconchego.

Os benefícios de um ambiente de trabalho agradável vão muito além de agradar aos olhos.

O ambiente pode ajudar na tranquilidade, na criatividade, na produtividade, no bem-estar e na satisfação geral do colaborador.

Até mesmo as empresas que mantêm seus funcionários em home office já começaram a orientar sobre decoração, ergonomia e conforto.

Portanto, já está mais do que na hora de você começar a se preocupar com isso e evitar que seus talentos sejam perdidos para seus concorrentes.

Você pode começar sabendo como melhorar a produtividade da equipe com ergonomia.