Certamente, você também não gosta daquela sala cheia de fios enrolados e cabos espalhados, não é mesmo? Pensando nesse imenso incômodo (que também é um risco), surgiu o conceito de cable management.

Em português, o gerenciamento de cabos tem a missão de organizar o espaço e garantir que os emaranhados de fios desapareçam do ambiente!

Porém, para que isso seja possível, é preciso entender as técnicas e estratégias envolvidas na implementação desse sistema.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o post até o final!

O que é Cable Management?

Basicamente, cable management é uma ferramenta de organização que visa o gerenciamento de fios, cabos e conectores de equipamentos eletrônicos e elétricos.

Logo, o principal objetivo dessa abordagem é garantir a segurança das pessoas que trabalham no escritório – evitando que tropecem e cabos espalhados ou que um curto circuito ocorra devido à sobrecarga – e o conforto visual.

Afinal, ninguém gosta de ficar em um lugar onde a bagunça de dispositivos e fios espalhados dá um nó na cabeça, não é mesmo?

De tal modo, além de preservar a integridade física de todos que trabalham ou passam pela sala, o cable management ainda atua favorecendo a decoração do local, conferindo um aspecto mais clean ao espaço.

Qual a importância do Cable Management?

Embora já tenhamos citado duas grandes vantagens promovidas pelo gerenciamento de cabos (segurança e organização), listamos mais alguns pontos que reforçam a importância do método.

Acompanhe:

Economia de espaço

Sabe quando os cabos do computador se misturam com o cabo do celular, da televisão e da impressora? Pois é, aquela grande bagunça acaba ocupando mais espaço do que deveria, seja na mesa ou no chão.

Dessa forma, aplicar o cable management e assegurar que cada fio ali está sendo usado é fundamental, a fim de eliminar aqueles que só estão fazendo volume

Com isso, sua área de trabalho fica muito mais livre!

 


Leia também:

Como montar um setup minimalista passo a passo?

Trabalho híbrido: como se adaptar a essa nova realidade?


Maior vida útil dos cabos

Quando muitos cabos se enroscam, a dificuldade para manuseá-los aumenta. Consequentemente, é comum que um movimento mais brusco ou um repetitivo danifique as estruturas internas dos fios.

Dessa maneira, se a intenção é aumentar a eficiência do produto e evitar sua  substituição ou manutenção precoce, manter tudo muito organizado é imprescindível.

Prevenção de acidentes

Bem como citamos, quando o gerenciamento de cabos não é realizado, a presença de muitos fios espalhados, misturados e enrolados, passando pelo cômodo, muitas vezes, de uma ponta a outra da sala, pode causar acidentes.

Seja por um descuido que leva à queda de alguém ou à sobrecarga de uma tomada, o cenário pode se tornar bastante grave!

E simplesmente porque as medidas de organização não foram adotadas como deveriam.

Quais técnicas de Cable Management podem ser usadas?

Depois de entender a importância de adotar o cable management, principalmente no ambiente de trabalho, é hora de descobrir como isso pode ser feito na prática.

Veja, abaixo, 3 dicas:

1. Usar acessórios simples

Recorrer a suportes improvisados para organizar cabos ou a organizadores mais simples, como os chamados “zip ties”, que são fitas com selos, pode ser uma boa estratégia.

Alguns desses acessórios são bastante básicos, mas podem ajudar na hora de esconder, reunir ou fixar um fio em um determinado lugar para que não fique tão exposto ou enrosque em outros.

2. Planejar a montagem do setup

Apesar do gerenciamento de cabos parecer restrito à busca de acessórios que “eliminem” fios e conectores, a ideia da estratégia é bem mais ampla.

Isso porque, pensar e planejar com antecedência onde cada móvel e equipamento ficará disposto em uma sala é essencial à organização dos cabos. 

Desse modo, é preciso ter um projeto capaz de otimizar o espaço e as conexões elétricas, aproveitando as tomadas mais próximas dos dispositivos eletrônicos de forma segura.

3. Investir em uma Calha Organizadora

Calha Organizadora de Cabos

Por fim, uma das medidas mais eficazes de cable management, sem dúvida, é investir em uma calha organizadora de cabos.

Alguns modelos podem ser facilmente instalados embaixo da mesa do computador, ficando escondidos e abrigando todos os fios da área de trabalho.

O acessório ainda permite que extensões e filtros de linhas sejam posicionados dentro dele.

Uma versão ainda mais premium da calha, é a chamada vértebra organizadora de cabos, que é absolutamente adaptável e se adequa aos mais diferentes tipos de situação.

Como garantir a eficácia da estratégia Cable Management?

Por último, a melhor maneira de gerenciar os cabos de todos os seus equipamentos é combinar estratégias.

Em outras palavras, é preciso ter planejamento e bom senso ao começar a compor um ambiente, garantindo que todos os móveis estejam dispostos no ponto adequado.

Além disso, identificar os cabos eletrônicos e investir em acessórios de alta qualidade, capazes de proporcionar segurança e manter todos os fios em ordem é vital. 

Adotar itens como calha para organização de cabos, suporte de monitor, suporte de gabinete e vértebra para gerenciamento de cabos, por exemplo, faz toda diferença!

Portanto, se você quer manter a estética do seu escritório em dia e evitar acidentes de todos os gêneros, conheça os acessórios da Slikdesk!