Se você valoriza um espaço de trabalho limpo, organizado e que favorece o foco e a produtividade, vai querer saber como montar um setup minimalista.

Utilizado em diversas empresas de todos os ramos de atividade, o conceito minimalista agrega um visual clean a um espaço maior para trabalhar.

A boa notícia é que você consegue montar esse tipo de setup sem muito esforço, no conforto da sua casa.

 

O que é um setup minimalista?

como montar um setup minimalista.

O minimalismo consiste em ter somente o necessário, mantendo o mínimo possível de objetos, itens e móveis.

Sendo assim, um setup minimalista é aquele que tem apenas o que você realmente precisa para trabalhar.

Tudo que não for essencial deve ser deixado de fora para não adicionar “ruído visual” ao ambiente.

 

Por que eu quero um setup minimalista?

Você pode estar pensando que um ambiente “sem nada” é sem graça, e está certo. Porém, o ambiente minimalista não é um ambiente sem nada.

Chama-se decoração minimalista porque ainda é uma decoração. Ou seja, ainda tem seu charme, elegância e funcionalidade.

De acordo com uma matéria da Revista Encontro, no minimalismo, as escolhas passam a ser feitas de maneira pensada e com base em necessidades reais, levando em conta o conceito “menos é mais”.

O setup minimalista deixa um visual mais limpo, organizado e agradável. Além disso, sua funcionalidade é um grande atrativo.

Em um ambiente como esse, você se torna mais produtivo, já que tem muito menos distrações, diferente de um ambiente com TV, estante de livros e diversos objetos decorativos, por exemplo.

Isso sem mencionar que a manutenção do ambiente de trabalho fica muito mais fácil, já que há menos itens para limpar e organizar.

 

Como montar um setup minimalista?

Vamos ao passo a passo para montar um espaço de trabalho mais clean.

 

1 – Separe um espaço só para o trabalho

É essencial que você comece por esse passo. Antes de começar a montar o seu setup, você precisa ter a ciência de que esse deve ser seu espaço exclusivo para o trabalho.

Escolha um cômodo da casa que não seja usado para mais nada, ou uma parte de um cômodo onde ninguém entre durante o dia.

Se não for possível, reserve um canto da sala de estar, do seu quarto ou de qualquer outro lugar onde você possa ficar mais focado.

 

2 – Tenha os móveis corretos

Tudo que você precisa em um setup minimalista é uma boa mesa e uma cadeira adequada, além de um gaveteiro para guardar tudo que deve ficar escondido.

Aqui, vale a pena prestar atenção no quesito ergonomia, pois você vai passar longas horas do dia nesse espaço.

Se ele for desconfortável, seu corpo vai encontrar motivos automaticamente para sair dali.

Por isso, invista em uma boa cadeira ergonômica e em uma mesa com regulagem de altura.

A mesa, em especial, possibilita que você ajuste sua estação de trabalho para a altura perfeita para você, evitando que seus ombros, pescoço e costas fiquem arqueados.

No gaveteiro, coloque todos os objetos que você usa durante o trabalho, mas que não precisam ficar expostos em sua mesa o tempo todo.

 

3 – PC ou Notebook?

A escolha entre um desktop e um notebook vai depender das suas necessidades e do quanto você está disposto a investir.

No caso de um notebook, ele pode ser usado de várias formas, como sozinho, com teclado e mouse bluetooth (para eliminar os cabos) ou ainda com uma segunda tela para estender a área de trabalho.

No caso do desktop, você precisará decidir se vai deixar a CPU no chão ou em cima da mesa.

Se quiser deixar em cima da mesa, certifique-se de comprar uma mesa com tampo maior, para que não falte espaço no seu setup.

 

4 – Elimine o desnecessário

como montar um setup minimalista.

Esse é o grande segredo de um setup minimalista. Porém, você não precisa eliminar completamente qualquer forma de decoração.

Eliminar o desnecessário significa não deixar objetos demais em cima da sua mesa, ou itens que não agregam em nada no seu trabalho.

Entretanto, se você gosta de ter uma plantinha na mesa de trabalho, por exemplo, nada te impede, contanto que sejam poucas e pequenas. O mesmo vale para plantas de chão.

Tome cuidado com luminárias, livros, objetos alheios ao trabalho e cores fortes na decoração.

Escolha um revestimento mais sóbrio para as paredes e, se quiser, pendure um único quadro mais clean (nada de uma obra de arte rica em detalhes).

Lembre-se: menos é mais! Esse é o princípio de um setup minimalista.

 

5 – Use acessórios que fazem a diferença

Quando o foco é reduzir a quantidade de informação visual, algumas funcionalidades podem acabar ficando prejudicadas.

Entretanto, para solucionar esse problema, você pode usar acessórios que fazem toda a diferença.

Um deles é o suporte de monitor, que ajuda a dar mais liberdade à sua tela, ao mesmo tempo em que elimina o suporte de mesa que pode tomar muito mais espaço e ser difícil de ajustar.

Além disso, o suporte conta com espaço para passar os cabos por dentro de sua estrutura, deixando o visual ainda mais clean.

Combinando esse acessório com uma calha para organização de cabos, você elimina completamente o emaranhado de cabos que um setup pode ter.

 

Comece pela mesa

O principal móvel do seu setup é a sua mesa. É nela que tudo se concentra e é em volta dela que tudo será montado.

Por isso, veja quais os benefícios de uma mesa com altura ajustável e garanta a escolha certa na hora de comprar o seu móvel mais importante!