Veja algumas dicas para alcançar mais produtividade no trabalho e ter alto desempenho com qualidade de vida e equilíbrio.

 

O trabalho é sempre uma das maiores preocupações de nossas vidas. Afinal, é ele que nos dá o nosso sustento.

Tendo isso em vista, muitas pessoas se desgastam em jornadas exaustivas, condições de trabalho precárias e atividades prejudiciais na tentativa de alcançar os melhores resultados.

Entretanto, se você mantiver um equilíbrio, é possível melhorar a qualidade de vida no trabalho e ainda ser mais produtivo.

Até porque o aumento da produtividade no trabalho é totalmente independente de seguir rotinas malucas, fazer muitas horas extra ou enfrentar o desgaste todos os dias.

No post de hoje, você verá o que é necessário para melhorar seus indicadores de produtividade, não importa se você está em home office ou no escritório.

 

A produtividade e o crescimento profissional

Produtividade está diretamente ligada ao crescimento profissional. Quem produz bem e com qualidade recebe as melhores ofertas de crescimento.

Para profissionais liberais ou autônomos, o crescimento é fundamental e vem com o aumento de suas demandas e procura.

Tudo isso requer alta produtividade, uma vez que não é possível lidar com alto volume de trabalho sendo improdutivo.

As dicas que você verá aqui são essenciais para melhorar a produtividade no trabalho e te ajudar a alcançar alto desempenho.

O crescimento que você procura depende apenas de você, então preste bastante atenção!

 

Boas práticas para ajudar na produtividade 

Precisamos dizer que, de nada adianta darmos as melhores dicas do mundo, se você continuar fazendo o que sempre fez.

É preciso se desapegar de velhos hábitos e estar disposto a mudar de vida, ou você continuará não dando o próximo passo para uma melhor produtividade.

Além disso, essas boas práticas não são uma receita infalível para o sucesso. Você deverá adaptar o que funciona bem para você ou não.

Cada pessoa é diferente, com organismos diferentes e mentes diferentes. Então, leve tudo isso em consideração ao aplicar essas boas práticas em sua vida.

 O ideal é observar o que faz sentido para sua rotina e adaptar o que não faz.

 

Boa alimentação

A primeira dica para ser mais produtivo no trabalho pode soar estranha, mas ela tem tudo a ver com produtividade.

Inclusive, a própria Organização Internacional do Trabalho já revelou que uma alimentação inadequada pode reduzir a produtividade em até 20%.

Quando o sistema digestivo está comprometido pela falta ou excesso de nutrientes, todos os sistemas do corpo são afetados, incluindo memória, raciocínio e concentração.

Uma alimentação balanceada e livre do excesso de gorduras facilita o trabalho do organismo, favorecendo os processos químicos e físicos e nos deixando mais alerta, com energia para o dia todo e sem sono.

 

Gestão do tempo 

A gestão do tempo é outro ponto importante que irá te ajudar a ser mais produtivo no trabalho.

Primeiramente, você deve entender que ela te deixa menos estressado, com mais tempo livre e ainda requer menos esforço para cumprir tarefas no dia a dia.

Para colocá-la em prática, crie metas, prioridades, estabeleça prazos, tenha um calendário sempre visível e evite ao máximo a procrastinação.

Minimizar distrações (como redes sociais, TV e afazeres domésticos) e organizar o ambiente de trabalho também são pontos importantes da gestão do tempo.

A empresa é responsável pelos métodos de administração de tempo quando você trabalha em uma. Agora, se você trabalha em um grupo menor, a equipe é quem deve realizar essa gestão.

Cada colaborador é responsável pelo seu próprio tempo também, de forma que cada um deve saber o que precisa ser feito e quando.

Por fim, lembre-se de que você precisa fazer pausas para não ficar sobrecarregado.

 

Ergonomia 

Ninguém consegue ter produtividade no trabalho quando está sentindo dores ou incômodos.

É disso que trata a ergonomia no trabalho. Você com certeza já ouviu falar da famosa NR 17, esta é uma Norma Técnica que dita como deve ser o mobiliário no trabalho e o posicionamento do corpo em diversas situações.

A ergonomia requer atenção especial às costas, braços e pernas.

Uma boa dica é investir em uma cadeira ergonômica, com regulagens para as costas e braços, além da regulagem de altura.

Mas não é apenas a cadeira que faz parte da ergonomia no trabalho.

 

Standing Desk 

Uma Standing Desk é uma mesa com regulagem de altura que te permite trabalhar em pé sempre que quiser.

Você consegue elevar a altura da mesa da posição que fica sentado, para uma posição mais elevada que dispensa a cadeira.

O principal benefício é poder trabalhar em pé, o que diminui dores nas costas, melhora a circulação sanguínea, ajuda na queima de gordura e te deixa mais alerta.

Além disso, trabalhar em pé também evita uma série de doenças, como a diabetes tipo 2, vários tipos de câncer e a obesidade.

Entretanto, ela também pode ser usada enquanto sentado. Na verdade, o mais recomendado é, realmente, uma mesa como essa, já que ela pode ser ajustada na altura ideal para o seu corpo, seja sentado ou em pé.

Uma mesa com altura incorreta pode causar dores no pescoço, nos ombros, nos braços e fazer com que você se torne improdutivo devido à falta de conforto.

 

Multitasking

O multitasking é altamente não recomendado. Ele mina a gestão de tempo pela falta de priorização, impede a conclusão de atividades e reduz a qualidade pela falta de atenção plena.

Para evitar essas dificuldades, faça um planejamento adequado e mantenha suas atividades priorizadas. Estimar o tempo de cada uma delas de forma realista lhe dará controle sobre o que alinhar com eventuais clientes, gestores e colegas de trabalho.

A gestão do tempo é a melhor arma para evitar a sensação de que “trabalhou muito, mas não entregou nada”.

 

Descanso e lazer 

É muito importante que você encontre um tempo para o descanso e o lazer em meio à sua produtividade.

O equilíbrio entre descanso e trabalho ajuda a despertar a criatividade, aumentar o foco e melhorar a memória.

Além disso, esse equilíbrio também acalma os ânimos e evita a sobrecarga de trabalho.

Se você busca uma forma de ser mais produtivo no trabalho, leve em consideração que produtividade não é ficar várias horas a fio trabalhando.

Você conseguirá trabalhar melhor no tempo que tem para isso se estiver bem descansado quando iniciar.

 

Para finalizar 

Vimos a importância da ergonomia, das condições de trabalho, da saúde e bem-estar e outras dicas que podem te ajudar a fazer as coisas em menos tempo, ou seja, melhorar a produtividade no trabalho.

Além de evitar doenças ocupacionais, a ergonomia no trabalho é essencial para melhorar o desempenho.

Fazer tudo ao mesmo tempo não funciona, mas você pode fazer duas ou três tarefas de cada vez com o multitasking e a gestão do tempo.

O segredo dos períodos produtivos é o descanso e o equilíbrio, além da boa alimentação, que pode fazer maravilhas pelo nosso organismo.

A ergonomia pode transformar completamente seu dia e você precisará fazer menos pausas, mas ainda não deve deixá-las de lado.

Inclusive, ficar em pé também faz parte da ergonomia. Da maneira correta, você consegue aumentar muito a produtividade trabalhando em pé.

Aproveite e veja 4 motivos para trabalhar em pé com uma standing desk!