Passar o dia inteiro sentado em frente ao computador é considerada, cada vez mais, uma prática prejudicial à saúde. Logo, pensar em maneiras de garantir o conforto e a mobilidade para trabalhar em pé é fundamental! 

Afinal, promover o revezamento entre os intervalos em pé e sentado é uma das melhores estratégias quando se deseja preservar a integridade física e, ao mesmo tempo, ter maior produtividade.

Desde que, é claro, o setup seja montado com os devidos cuidados, usando móveis ergonômicos e permitindo que o profissional se movimente com liberdade e segurança.

Por isso, no post de hoje, vamos mostrar como adotar os elementos ideais para trabalhar em pé do jeito certo!

Por que trabalhar em pé é uma ótima ideia?

De acordo com inúmeros estudos recentes, trabalhar em pé pode trazer diferentes tipos de benefícios tanto para a saúde, quanto para o rendimento.

A posição é capaz de:

  • Estimular a circulação sanguínea;
  • Permitir maior amplitude de movimentos;
  • Melhorar a mobilidade do corpo;
  • Aumentar a resistência física;
  • Reduzir o risco de lesões causadas por esforço repetitivo.

Além disso, os níveis de concentração também são favorecidos, já que o profissional se mantém mais alerta.

Em adição, ele consegue se sentir mais atento atuando em pé, pois caso exista alguma parte do corpo sobrecarregada ou tensa é mais fácil relaxá-la, evitando incômodos.

Como trabalhar em pé com saúde e conforto?

No entanto, para que os melhores resultados possam ser obtidos, é preciso garantir uma boa mobilidade para trabalhar em pé. Caso contrário, o plano acaba não sendo bem sucedido.

Assim, é necessário que o profissional adote uma postura correta, com coluna ereta, quadril levemente inclinado e os membros inferiores alinhados aos ombros.

Também é importante lembrar que a posição precisa estar sempre sendo alternada, fazendo rotação de tronco, levando o quadril de um lado para o outro e soltando o peso corporal um pouco em uma e depois em outra perna, por exemplo.

Contudo, para que tudo isso seja possível, é imprescindível ter atenção ao setup, que deve contar com os itens adequados para oferecer segurança, estabilidade, conforto e mobilidade ao corpo.

 


Leia também:

Produtividade no home office: como aumentar sua performance? 

Qual a Altura Ideal da Mesa de Escritório?


O que não pode faltar em um Setup para trabalhar em pé?

Listamos, a seguir, os três componentes com os quais um setup precisa contar para que o profissional tenha conforto, ergonomia e mobilidade para trabalhar em pé.

Confira:

1. Mesa com regulagem de altura

Mesa Slikdesk High com Regulagem de Altura

Se a intenção é trabalhar em pé durante uma parte do dia, não dá para abrir mão de uma mesa com regulagem de altura, certo? Por isso, o ideal é adotar um móvel ajustável, que permita a elevação conforme a necessidade do usuário.

Porém, quem já possui uma mesa convencional vale a pena investir em uma com altura ajustável, pois ela traz muito mais ergonomia e saúde. Além disso, também existem acessórios menores que podem ficar em cima da sua mesa, como o Converter da Slikdesk.

Dessa forma, você pode estar até mesmo em outro lugar e trabalhar em pé, uma vez que a estrutura é leve e portátil. Entretanto, acessórios como o Converter chegam somente até uma certa altura. Para garantir a ergonomia, o melhor é realmente a mesa com regulagem.

Mesa Slikdesk Converter

2. Rodízios de alta qualidade

Quando falamos em mobilidade, não podemos deixar de citar, é claro, a necessidade de contar com bons rodízios na mesa do setup.

Afinal, é dessa maneira que a mesa poderá ser movimentada com facilidade dentro de um mesmo cômodo ou de um ambiente para outro. 

Através de rodízios resistentes e feitos com materiais de alta qualidade, o setup pode circular livremente e com leveza, conseguindo ser levado até onde atenda melhor às necessidades do profissional.

De tal modo, torna-se muito simples configurar e reconfigurar o espaço de trabalho sempre que for preciso. 

Todavia, é importante que os rodízios tenham travas e sejam emborrachados para não riscar o chão.

3. Tapete ergonômico antifadiga

Por fim, um tapete antifadiga pode fazer toda diferença na saúde e, consequentemente, na produtividade de um profissional.

Isso porque, para passar um tempo em pé é preciso cuidar da redução de impactos nas articulações, a fim de evitar o cansaço excessivo, dores e lesões nos membros inferiores.

Então, para manter o conforto e preservar a integridade física, o tapete ergonômico é outro item indispensável aos setups que oferecem mobilidade para trabalhar em pé.

Qual a importância de um Setup flexível?

Mesa Slikdesk Flex

Ao contar com uma estação de trabalho flexível, ergonômica e que ofereça boa mobilidade, o profissional consegue se beneficiar de muitas formas!

Além de poder atuar em diferentes posições e lugares, fica mais fácil fazer pausas ao longo do dia, alongar o corpo, relaxar os músculos e, com isso, evitar o risco de lesões.

Quando tem mais opções, além da posição inicial sentado, o trabalhador encontra maiores oportunidades de se movimentar, esticar as pernas e, como consequência, ter um expediente mais saudável e produtivo.

O que você encontra na Slikdesk para montar seu Setup?

 

Melhorar a mobilidade e a ergonomia do seu setup é muito fácil com os produtos da Slikdesk. Afinal, cada acessório é desenvolvido especificamente para promover conforto, preservar a saúde e aumentar a produtividade.

Sendo assim, a marca conta com base portátil com regulagem de altura — que pode ser usada para apoiar monitor, notebook, mouse e teclado —, rodízios com travas — que dão maior liberdade e estabilidade ao setup —, tapete antifadiga, cadeira ergonômica, mesas com regulagem de altura e muito mais!

Ou seja, todos os acessórios que proporcionam e trabalham a mobilidade e o alongamento do corpo estão disponíveis na Slikdesk.

Conheça agora mesmo todos os produtos da marca e tenha uma rotina mais confortável, saudável e produtiva!